logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Absenteísmo e presenteísmo

Conseguir cuidar de toda a empresa e da saúde do colaborador não é tarefa fácil. Com dias cada vez mais corridos e empresas cada vez mais enxutas, todos estão fazendo muito mais do que o normal, e essa sobrecarga se manifesta de diversas formas. O resultado disso pode ser o abstenteísmo e o presenteísmo, fenômenos que podem afetar diretamente tanto a saúde do colaborador, quanto da empresa. Mas você sabe o que são?

Absenteísmo

O absenteísmo é um fenômeno causado por múltiplos fatores, podendo ser definido como a falta do trabalhador ao seu trabalho. Diferenciar os tipos de absenteísmo é importante para a compreensão do fenômeno e gestão por parte das empresas: o absenteísmo por enfermidade é a incapacidade temporária, ou prolongada, do trabalhador ir até o trabalho por conta de sua saúde – aqui, a saúde mental é incluída, o que gera o afastamento do trabalhador.

Presenteísmo

Por sua vez, o presenteísmo também se apresenta como um fenômeno complexo e causado por múltiplos fatores, e pode ser definido como a presença do trabalhador em seu trabalho mesmo que doente, o que frequentemente resulta em perda de produtividade. Há, ainda, a definição de presenteísmo por doença, que é quando o trabalhador comparece ao seu trabalho estando tão doente que a ausência do trabalho seria mais adequada à sua situação clínica.

Para cuidar da saúde do seu funcionário de forma real, com custo que cabe no seu faturamento, fale com a gente. Aqui no Clude temos psicólogos, nutricionistas, enfermeiros das 8 as 20h de segunda a sexta, e médicos 24hs por dia 7 dias na semana.

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.