logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Gamificação: Uma Estratégia Poderosa para Engajar Colaboradores

Gamificação é uma estratégia poderosa para engajar colaboradores, portanto tem se mostrado uma estratégia eficaz para impulsionar a motivação e o engajamento dos colaboradores em várias áreas, incluindo a saúde e o bem-estar. Ao aplicar elementos de jogos e mecânicas de recompensa em atividades relacionadas à saúde, as empresas podem criar um ambiente mais estimulante e encorajar comportamentos saudáveis entre seus funcionários.

Aplicativos Gamificados: Incentivando Hábitos Saudáveis no Trabalho

Existem diversas maneiras pelas quais a gamificação pode ser implementada para incentivar hábitos saudáveis e promover a motivação e o engajamento dos colaboradores em relação à sua saúde.

Uma delas é por meio de aplicativos ou plataformas digitais que acompanham e registram as atividades físicas dos funcionários, como caminhadas, corridas ou mesmo o tempo gasto em exercícios físicos.

Essas plataformas podem utilizar elementos de gamificação, como conquistas, desafios, rankings e recompensas virtuais, para criar uma experiência lúdica e envolvente, incentivando os colaboradores a se exercitarem regularmente.

Pontuação por Escolhas Conscientes: Programas de Alimentação Saudável

Além disso, a gamificação pode ser aplicada em programas de alimentação saudável, onde os funcionários são incentivados a fazer escolhas mais conscientes em relação à sua nutrição.

Por exemplo, um sistema de pontuação pode ser implementado, no qual os colaboradores acumulam pontos ao optarem por refeições balanceadas e saudáveis.

Esses pontos podem ser trocados por recompensas tangíveis, como descontos em academias, sessões de massagem ou até mesmo folgas remuneradas.

Evidências Científicas: Benefícios da Gamificação na Saúde dos Colaboradores

Estudos e pesquisas têm demonstrado os benefícios da gamificação na motivação e engajamento dos colaboradores em relação à sua saúde.

Um estudo conduzido por Hamari et al. (2016) analisou o impacto da gamificação em um programa de bem-estar corporativo e constatou que os participantes que foram expostos à gamificação demonstraram maior motivação e engajamento em relação às atividades de saúde propostas.

Outro estudo realizado por Sardi et al. (2017) investigou o uso de um aplicativo de saúde gamificado em um ambiente de trabalho e descobriu que os colaboradores que utilizaram o aplicativo tiveram um aumento significativo na prática de exercícios físicos em comparação com aqueles que não utilizaram.

Além disso, o estudo também revelou que a gamificação gerou maior interesse e entusiasmo entre os participantes, incentivando a adoção de hábitos saudáveis a longo prazo.

Esses resultados corroboram a ideia de que a gamificação pode desempenhar um papel fundamental na motivação e engajamento dos colaboradores em relação à sua saúde e bem-estar. Ao transformar atividades relacionadas à saúde em uma experiência divertida e gratificante, as empresas podem incentivar comportamentos saudáveis, reduzir o estresse e melhorar a qualidade de vida dos funcionários.

Clude Saúde: Inovação em Saúde e Bem-Estar com Gamificação

No contexto específico do Clude Saúde, trata-se de uma plataforma digital inovadora que incorpora os princípios da gamificação para promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores.

O Clude Saúde oferece recursos como o acompanhamento de atividades físicas, registro de alimentação saudável e interação com outros colegas de trabalho, utilizando elementos de gamificação para tornar a experiência mais envolvente e motivadora.

Engajando Colaboradores na Promoção de uma Vida Mais Saudável

Ao adotar o Clude Saúde, as empresas podem fornecer aos colaboradores uma ferramenta abrangente para incentivar hábitos saudáveis. Através de recursos como conquistas, desafios e recompensas virtuais, os colaboradores são motivados a se envolverem em atividades físicas, fazerem escolhas alimentares conscientes e se tornarem mais engajados em relação à sua saúde e bem-estar.

Em resumo, a gamificação é uma estratégia eficaz para impulsionar a motivação e o engajamento dos colaboradores em relação à saúde e bem-estar. Ao aplicar elementos de jogos e recompensas em atividades relacionadas à saúde, as empresas podem incentivar comportamentos saudáveis e criar um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Referências:

  • Hamari, J., Koivisto, J., & Sarsa, H. (2016). Does Gamification Work?—A Literature Review of Empirical Studies on Gamification. In 2016 49th Hawaii International Conference on System Sciences (HICSS) (pp. 3025–3034). IEEE.
  • Sardi, L., Idri, A., & Fernández-Alemán, J. L. (2017). A systematic review of gamification in e-Health. Journal of Biomedical Informatics, 71, 31–48. doi:10.1016/j.jbi.2017.05.011.

Compartilhe nas redes sociais

Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.