logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

5 principais tipos de ecocardiograma para verificar a saúde do coração

O ecocardiograma é um exame muito importante para verificar questões relacionadas ao coração. Por ser bastante versátil, ele se divide em 5 principais categorias: doppler, transesofágico, de estresse, transtorácico e fetal. Todos eles detectam diferentes problemas relacionados ao órgão e devem ser feitos por um profissional da medicina.

A seguir, veja tudo o que você precisa saber sobre os tipos de ecocardiograma mais importantes e entenda melhor a realização de cada um dos exames. Acompanhe!

Principais tipos de ecocardiograma

1. Ecocardiograma doppler

O grande diferencial desse exame é que ele permite uma visão muito mais aprofundada e nítida do coração, uma vez que gera imagens em cor e em 3D. Para fazê-lo, o paciente precisa deitar e respirar bem devagar para que o médico possa analisar com precisão o fluxo do sangue pelo coração.

2. Ecocardiograma transesofágico

Nesse exame, o paciente precisa se preparar de maneira um pouco mais complexa, pois é necessário passar por uma anestesia parcial, em que a pessoa fica acordada, porém um pouco sonolenta. O profissional da saúde insere uma sonda na garganta do paciente para que seja possível detectar e diagnosticar diversos tipos de doenças, como tumores, por exemplo. 

Com a realização do exame, o paciente pode prevenir problemas cardíacos e estar preparado para tratá-los. Além disso, caso já esteja com alguma doença do coração, ele pode realizar esse ecocardiograma para ter um diagnóstico mais cedo e, assim, tratar a doença com mais tranquilidade.

Confira: Entenda a diferença entre eletrocardiograma e ecocardiograma

Ecocardiograma de estresse

Nesse tipo de ecocardiograma, o coração é analisado durante a prática de atividades físicas, a fim de diagnosticar doenças que aparecem somente durante exercícios físicos. Dessa forma, para analisar o desempenho do órgão durante o momento em que a doença se apresenta, o paciente é colocado em uma esteira enquanto o coração é monitorado pelo médico.

Ecocardiograma transtorácico 

Com o ecocardiograma transtorácico, o paciente fica deitado em uma maca e um gel é passado na região de seu peito. Esse exame é semelhante a uma ultrassonografia, mas serve para registrar as ondas sonoras do coração. A partir desse registro, o médico pode detectar diversos tipos de anormalidades no órgão, bem como verificar se todas as suas estruturas estão funcionando adequadamente.

Ecocardiograma fetal

Durante a gravidez, diversos tipos de exames são realizados para que seja possível detectar qualquer tipo de problema com o bebê antes mesmo do seu nascimento. Esse é o caso do ecocardiograma fetal, que permite que o profissional da medicina possa diagnosticar doenças cardíacas enquanto o coração do feto ainda está em desenvolvimento. 

O exame possibilita que os problemas sejam detectados com rapidez e possam ser tratados o mais rápido possível, a fim de que não evoluam para questões mais graves. Além disso, o ecocardiograma fetal pode prevenir os riscos do parto com antecedência, devendo ser feito por volta da vigésima primeira semana da gestação. 

Veja ainda: Quando é indicado realizar o exame de ecocardiograma

Seja um assinante do Clude e faça seus exames de maneira rápida e barata

O Clude é uma plataforma especializada na prestação de serviços médicos. A empresa conta com uma série de profissionais da medicina que são parceiros e prestam serviços de alta qualidade para todos os assinantes da plataforma, a qual oferece dois tipos de planos para seus assinantes: o individual e o familiar.

Assim, o Clude conta com diversas vantagens, como a realização de exames com baixíssimos custos – inclusive, é possível fazer um eletrocardiograma barato –, oferece descontos em medicamentos e realiza consultas médicas de forma totalmente digital e online, permitindo que você tenha um excelente custo-benefício e muita praticidade.

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.