logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Autoestima e sua influência na saúde

A percepção da autoimagem que uma pessoa tem sobre sua aparência física, comportamento e personalidade poderá variar de individuo para indivíduo. Essa percepção forma-se a partir do autojulgamento e poderá sofrer influência de diversos condicionantes sociais, a exemplo de sua própria individualidade, cultura, padrões de beleza seguidos, pela mídia, por experiencias socias próprias. Junto a isso, o reconhecimento da autoimagem também está vinculado a autoestima, a qual se em desequilíbrio, poderá impactar diretamente na saúde física e bem-estar do indivíduo.

O Papel da Autoestima na Saúde Física e Mental

A autoestima está intrinsicamente correlacionada com os sentimentos de respeito, confiança, autoconhecimento e aceitação que o indivíduo tem de si próprio.  Havendo alternância destes valores ou que não sejam estratificados, um desiquilíbrio na percepção da autoimagem e por consequência na autoestima, poderá se instalar, facilitando o surgindo distúrbios comportamentais e de saúde. Alguns destes distúrbios apresentados e doenças secundarias são: Distúrbios alimentares e de imagem, doenças mentais, a negligência com cuidados preventivos de saúde, adoção de hábitos prejudiciais, uso de substâncias nocivas são algumas das condições ocasionadas por uma baixa autoestima ou até mesmo pelo excesso da valorização da autoimagem, implicando diretamente na saúde física e mental do indivíduo.

Alguns exemplos de como a percepção da imagem corporal pode afetar a saúde

 – Na alimentação: A imagem corporal influencia fortemente na adoção de maus hábitos ou distúrbios alimentares, como a compulsão alimentar, dietas hipocalóricas ou hipercalóricas, jejum, anorexia nervosa, bulimia e que poderão resultar em condições de saúde como a desnutrição, obesidade, diabetes, problemas hormonais e ou/ gastrointestinais. 

– Prática de exercício físico: Pessoas com a autoimagem prejudicada podem não realizar atividades físicas por desmotivação ou fazê-lo em demasia em busca da perfeição corporal. O surgimento de doenças crônicas ocasionadas pelo sedentarismo como a diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares podem surgir. A busca pela hipertrofia muscular sem acompanhamento multiprofissional e muitas vezes pelo uso de anabolizantes são fatores desencadeadores de doenças secundarias. 

– Saúde Mental: A autoimagem negativa sofre forte influência do estresse e da ansiedade. Tais fatores são responsáveis pelo surgimento de distúrbios do humor como a ansiedade e a depressão, aumento da pressão arterial, comprometimento do sistema imunológico.

Abordagens para Melhorar a Autoestima e a Autoimagem

A abordagem da percepção da autoimagem e da autoestima quando prejudicadas deverá ser elaborada de maneira individualizadas e por uma equipe de saúde multiprofissional, promovendo a educação sobre diferenças corporais, aceitação pessoal e autoconhecimento, acompanhamento com profissionais de saúde para tratar doenças secundárias e doenças mentais, realizar a prática de exercícios físicos regularmente, manter hábitos alimentares saudáveis, evitar constante estresse e ansiedade. 

Em síntese, os reflexos da autoestima no corpo quando afetada são inúmeros e extremamente prejudiciais à saúde física e mental. É importante promover a construção da imagem corporal de forma positiva aliada a um estilo de vida saudável, evitando preventivamente o surgimento ou agravo de possíveis doenças e auxiliando na manutenção da boa saúde. 

Referências

PAIXÃO, R. F.; PATIAS, N. D.; DELL’AGLIO, D. D.. Self-esteem and Symptoms of Mental Disorder in the Adolescence: Associated Variables. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 34, p. e34436, 2018. Disponivel em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/QYHkMHM6v8CFbgwfTtzggxD/?lang=pt    .  Acesso em:14/09/2023. 

MANUAL MSD – versão para profissionais de saúde, 2020. Prevenção de problemas psicossociais. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/geriatria/preven%C3%A7%C3%A3o-de-doen%C3%A7a-e-incapacidades-no-idoso/preven%C3%A7%C3%A3o-de-problemas-psicossociais?query=autoestima . Acesso em:14/09/2023. 

Wagner, A., & Levandowski, D. C. (2008). Sentir-se bem em família: Um desafio frente à diversidade. Revista Textos & Contextos, 7(1), 88-97. Disponível em : https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/3940. Acesso em: 14/09/2023. 

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.