logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Detox digital: veja 6 passos para começar hoje mesmo

É difícil imaginar nossas vidas sem a conveniência das tecnologias e das redes sociais. Afinal, através delas conseguimos interagir com outras pessoas em questão de segundos, adquirir informações, ficar por dentro das novidades e, no caso de muita gente, até ser fonte de renda e crescimento profissional. 

Essa conexão contínua com o universo digital se contrasta com um passado recente em que a tecnologia não fazia parte de nossas vidas. Enquanto no passado o tédio e o silêncio eram comuns, após o boom dos smartphones lá em meados de 2007, fomos para um outro extremo: o das distrações ilimitadas, que estão ligadas a todo esse descontrole que sentimos. Mas por que e como isso ocorre? 

As redes sociais foram criadas com esse exato propósito: de criarem hábitos que levam a vícios, nos fazendo querer voltar para mais (não é à toa que redes sociais já foram comparadas a máquinas de caça-níqueis, devido a sua natureza de promover infinita novidade). Afinal, vivemos na economia da atenção, e quanto mais engajamos com essas tecnologias, mais as empresas por trás crescem. 

O excesso de contato e interação com as redes sociais tem sido uma fonte de sofrimento para muitas pessoas, que relatam não ter a capacidade de se desconectar, criando dependência e até um desequilíbrio na gestão do nosso tempo e energia. Sabe aquela pessoa que vive “vidrada na tela?” e não consegue largar o celular? Pois é! 

No entanto, manter-se nesse ciclo contínuo e desenfreado de recompensa torna-se uma alternativa insustentável para nossa saúde física e mental. Quantos de nós, entre intervalos do trabalho ou ao chegarmos em casa, já vamos direto para o celular ou computador? Esse “plug” contínuo com a tecnologia, se não monitorado, pode levar a níveis mais elevados de estresse, cansaço e ansiedade, e até mesmo a uma sensação de esgotamento. 

É necessário criarmos um momento de desconexão de qualidade para que possamos deixar nossas mentes tranquilas, nos fortalecendo para lidar com desafios do dia a dia de forma produtiva. Mas… por onde começar? 

Quebrando as correntes virtuais 

Assim como quando queremos mudar nossos hábitos alimentares buscamos uma nutricionista, assim também o é no caso de nosso contato com a tecnologia: é preciso “reiniciar” nossa relação e a forma com que lidamos com ela todos os dias, de forma intencional e constante. 

Para fazer seu próprio detox, confira algumas dicas: 

  • Defina do que você irá se abster – Aqui entra qual ou quais tipos de tecnologia. Serão todas as redes sociais ou apenas uma? Ou será uma abstinência completa do celular, televisão ou outra atividade por um final de semana, por exemplo? Identifique o que mais consome sua energia e o que você sente que te traz mais prejuízos.  
  • Defina uma data de início e de fim – O detox é algo temporário e o objetivo é desapegar por um tempo, não abandonar a tecnologia completamente. Defina se o detox irá durar alguns dias ou algumas semanas. Aqui, o importante é o equilíbrio: não tornar muito fácil e nem muito difícil esse movimento. 
  • Crie regras de utilização – No caso do celular, pode-se planejar: modo avião em certos horários? Guardar na gaveta durante as horas de trabalho? Desativar as notificações para não ser tentado a interromper sua atividade? As regras precisam estar bem definidas para que você saiba não apenas quando agir, mas como. 
  • Defina os substitutos – O que você irá colocar no lugar? Afinal, a vontade de usar a tecnologia surgirá e você pode definir o que irá colocar no lugar desse tempo de desconexão. Portanto, qual ou quais atividades serão as substitutas? Algumas ideias incluem leitura, caminhadas, sair com amigos ou passar tempo com a família. 
  • Coloque em prática – Com os pontos anteriores planejados, agora é hora de colocar seu detox em ação durante o tempo definido. Só faça! 
  • Vá além – Após o fim do período, com essa nova relação criada entre você e a tecnologia, é essencial refletir como tornar essa relação parte do seu dia a dia. É aí que entram as regras de utilização que você precisará pensar para analisar o que pode ser feito para manter uma nova relação sustentável. Afinal, não adianta fazer um jejum de tecnologia e voltar a utilizar da mesma maneira, não é mesmo? 

 

Por último, lembre-se que existe um mundo sem telas que está muito perto, porém nos distanciamos dele facilmente nos dias de hoje. E aquela gaveta que você vem prometendo arrumar há tanto tempo? O livro que você disse que ia ler? Que tal passear com seu bichinho de estimação ou brincar com ele sem selfies ou filtros? Aproveite esse período de detox para organizar sua vida, fazer planos e redescobrir uma nova versão de si mesmo. 

 No fim, o mês que vem sempre chega, e chega também a ansiedade em saber que muito de nosso tempo e nossa saúde foram absorvidos pelo mundo virtual. Desconecte-se e viva! 

Caso você precise de ajuda para desconectar-se e criar seu detox digital, aqui no Clude você tem um time de profissionais de saúde incluindo psicólogos, nutricionistas e enfermeiros por chat ou vídeo para ajudar você. Fale com a gente! 

REFERÊNCIAS 

https://www.medicalnewstoday.com/articles/dopamine-detox 

https://uxdesign.cc/why-the-infinite-scroll-is-so-addictive-9928367019c5 

https://www.awebic.com/habilidade-silencio/ 

https://www.mcleanhospital.org/essential/it-or-not-social-medias-affecting-your-mental-health 

https://www.newyorker.com/magazine/2019/04/29/what-it-takes-to-put-your-phone-away 

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.