logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Entendendo as Alergias: Como Identificar, Tratar e Prevenir

 A alergia ocorre como uma resposta intensa do sistema imunológico quando entra em contato com determinadas substâncias. Estas substâncias podem despertar uma sensibilidade pré-existente no organismo, ou podem desenvolver tal sensibilidade conforme o organismo é exposto a elas mais frequentemente. Muitas vezes, o indivíduo desconhece sua alergia a uma determinada substância, que só é descoberta após a manifestação de sintomas alérgicos. Esses sintomas podem variar de reações alérgicas leves a sintomas graves que colocam a vida em risco e exigem atendimento médico imediato.

Alergias na Infância: Como Identificar e Lidar

Embora alergias possam surgir em qualquer idade, elas aparecem com frequência ainda na infância. Os primeiros sintomas de uma crise alérgica manifestam-se quando o sistema imune (ainda em desenvolvimento) reage de maneira nociva à exposição de novas substâncias. Isso é comumente observado em pessoas que possuem predisposição genética para alergias. Segundo um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 35% da população brasileira sofre de algum tipo de alergia. No entanto, esse número pode ser maior devido à falta de diagnóstico precoce e à negligência em relação aos sintomas.

Os Tipos Mais Comuns de Alergias

Entre as alergias mais comuns estão as respiratórias (asma e rinite alérgica), dermatológicas (dermatite atópica, dermatite de contato e urticária), alimentares (proteína do leite, ovos, soja, nozes, amendoim, peixe e frutos do mar), oftalmológicas (conjuntivite), medicamentos, picadas de insetos e anafiláticas (reação alérgica grave).

Os sintomas de uma reação alérgica variam dependendo do tipo de alergia. Alergias respiratórias geralmente apresentam sintomas como espirros, coceira, coriza, obstrução nasal, tosse com ou sem secreção, chiado e falta de ar. Já nas alergias dermatológicas, pode ocorrer vermelhidão, descamação, coceira intensa, inchaços e lesões na pele. Alergias oftalmológicas normalmente se apresentam com olhos vermelhos, coceira, lacrimejamento e inchaço ocular. Nas alergias alimentares, são comuns a dor abdominal, diarreia, vômito e urticária.

Prevenção e Controle das Alergias: Medidas Importantes

Um dos principais fatores que contribuem para a recorrência das crises alérgicas é, sem dúvida, a exposição ao tipo de substância causadora da alergia, também conhecida como alérgeno. Esses alérgenos, que podem incluir ácaros, fungos, insetos, pele e proteínas presentes no pelo do animal, pólen, substâncias químicas, alimentos, entre outros, desempenham um papel crucial no desencadeamento das crises alérgicas. Portanto, ao adotar medidas para evitar a exposição a esses alérgenos, é possível diminuir consideravelmente a recorrência das crises alérgicas.

Para determinar o tipo de alergia, o médico realiza um exame físico e, além disso, leva em consideração o histórico familiar e os sintomas apresentados. Além dessas etapas, são realizados exames laboratoriais, testes alérgicos cutâneos e outros exames relevantes. A partir dos resultados obtidos, o médico será capaz de estabelecer um tratamento adequado para cada tipo de alergia. Esse tratamento pode envolver o uso de medicamentos, imunoterapia, imunobiológicos e, é claro, a adoção de medidas preventivas para evitar crises alérgicas.

Hábitos Saudáveis para o Controle das Alergias

A implementação de algumas medidas preventivas pode auxiliar significativamente no tratamento das alergias. Por exemplo, para começar, é aconselhável manter uma boa ventilação em casa. Além disso, é importante evitar a presença de móveis, objetos de decoração, cortinas, tapetes e ursos de pelúcia que possam acumular poeira e ácaros. Outra medida a ser adotada é realizar limpeza diária da casa com água e sabão, preferencialmente evitando produtos com odor forte. É igualmente recomendado trocar a roupa de cama semanalmente e utilizar capas específicas contra ácaros para colchões e travesseiros. Adicionalmente, é recomendado evitar o uso de cosméticos e perfumes, bem como manter uma boa hidratação da pele. Além disso, é fundamental ingerir bastante água e manter uma dieta balanceada. Por fim, realizar exercícios físicos de baixo impacto também é benéfico.

A Importância do Acompanhamento Médico e Medidas Preventivas

Por fim, é fundamental ressaltar que todas as pessoas que sofrem de alergias devem realizar acompanhamento médico regular, evitar a exposição contínua ao alérgeno, utilizar medidas preventivas para o controle das alergias e manter sempre hábitos saudáveis de vida, de forma a evitar possíveis complicações de saúde. Com essas ações, as pessoas alérgicas podem gerenciar melhor suas condições, aliviar seus sintomas e melhorar sua qualidade de vida.


Referências
 

-Brasília: Ministério da Saúde, 2005. Dicas de Saúde, Alergias.Disponível em:https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/82alergias.html .   Acesso em: 20/05/2023. 

– SÃO PAULO, Prefeitura Municipal de São Paulo. Secretaria de saúde, 2021. Alergias afetam 30% dos brasileiros. Disponível em: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/hospital_do_servidor_publico_municipal/noticias/?p=317955#:~:text=Segundo%20a%20Associa%C3%A7%C3%A3o%20Brasileira%20de,dos%20quais%2020%25%20s%C3%A3o%20crian%C3%A7asAcesso em: 20/05/2023. 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALERGIA E IMUNOLOGIA, 2009. Dicas ASBAI. Disponível em: https://asbai.org.br/dicas-asbai/ . Acesso em: 20/05/2023. 

–MANUAL MSD – versão para profissionais de saúde,2022.  Anafilaxia. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/imunologia-dist%C3%BArbios-al%C3%A9rgicos/dist%C3%BArbios-al%C3%A9rgicos,-autoimunes-e-outras-rea%C3%A7%C3%B5es-de-hipersensibilidade/anafilaxia . Acesso em:20/05/2023. 

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.