logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Insônia: causas, sintomas e dicas para dormir melhor

A dificuldade em adormecer, manter o sono ou despertar antes do desejado é conhecida como insônia. Como resultado, isso pode causar vários malefícios durante o dia. Por exemplo, cansaço, falta de atenção, mal-estar e sonolência diurna.

Além disso, também pode levar a esquecimento, perda de motivação e alterações comportamentais, tais como agressividade, impulsividade, hiperatividade e instabilidade emocional.

Fatores que podem causar insônia

Além disso, é importante mencionar que sintomas somáticos, como cefaleia e distúrbios gastrointestinais, também podem ser apresentados.

Esses sintomas podem causar prejuízo funcional em diferentes aspectos da vida, afetando não apenas a vida profissional, mas também a vida pessoal e social.

Como resultado, podem ocorrer erros e acidentes no ambiente de trabalho, além de causar a perda da qualidade de vida.

Inicialmente, a insônia pode ser um sintoma decorrente de má higiene do sono ou associado a outras condições clínicas, mas se persistente, pode se converter em um transtorno.

Dicas para dormir melhor

Diversos fatores podem causar a insônia, como assistir televisão, uso de celular e computador, consumo de café ou bebidas com cafeína, uso de tabaco ou álcool, consumo excessivo de alimentos, exercícios físicos e presença de luminosidade e ruídos no ambiente.

Também pode ser originada por eventos estressantes, preocupação e pensamentos excessivos, alterações nas atividades cotidianas.

O uso de algumas medicações e substâncias tóxicas pode desencadear diversos quadros clínicos. Além disso, certos transtornos psiquiátricos, como a depressão, podem estar associados a problemas gastrointestinais, como a azia. Outras condições clínicas, como asma, hipertireoidismo, dores crônicas, insuficiência cardíaca, menopausa, gravidez, AVC, doença de Alzheimer, doença de Parkinson e problemas urinários, também podem afetar a saúde de forma significativa.

Algumas práticas são importantes e podem ajudar a melhorar a qualidade do sono, tais como definir um horário regular para deitar e acordar.

Criar um ambiente confortável e que propicie o relaxamento, evitando a luminosidade e barulhos externos no quarto, evitar cochilos muito longos durante o dia.

Contudo, se exponha à luz solar durante o dia, essa prática pode ajudar a regular o ritmo biológico e facilitar o sono a noite.

Evite a ingestão de bebidas ou alimentos com cafeína, ingestão de álcool e alto volume de líquidos próximo ao horário de dormir, é recomendado.

Não utilizar telas (televisão, celular, tablet) 1 hora antes de dormir, evitar usar a cama para outras tarefas como trabalhar, a fim de criar uma associação entre o sono e o relaxamento.

Não ficar muito tempo na cama, levantando após 20 minutos sem conseguir dormir e realizar alguma atividade relaxante em outro ambiente até ter sono novamente.

Evite checar o relógio, e utilize técnicas de relaxamento, como respiração, meditação e relaxamento muscular.

Quando procurar ajuda médica para insônia

É importante destacar que o atendimento médico é fundamental para o diagnóstico correto e tratamento adequado da insônia, não sendo recomendado fazer uso de medicações para dormir sem prescrição médica.

Referências:

Manual do sono [Internet]. Departamento Científico de Sono. Academia Brasileira de Neurologia. Manual do sono. 2021. Available from: https://www.abneuro.org.br/wp-content/uploads/2022/06/ebook_sono_hc.pdf  

Insônia: do diagnóstico ao tratamento / [Andrea Bacelar, Luciano Ribeiro Pinto Jr. [coordenação geral]. Associação Brasileira do Sono. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora; São Paulo: Associação Brasileira do Livro, 2019. 

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.