logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Meningite: O que preciso saber?

Situação de surto

Entre os meses de agosto e setembro de 2022, houve 5 casos notificados de meningite meningocócica tipo C na cidade de São Paulo, o que configura uma situação de surto, segundo a classificação da Secretaria Municipal de Saúde.

O que é meningite?

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A doença pode ser causada por diversos agentes infecciosos como bactérias, vírus, fungos e protozoários.

Transmissão

A transmissão da doença ocorre, principalmente, através das vias respiratórias por gotículas e secreções do nariz e garganta. Contudo, também há a transmissão por via fecal-oral com a ingestão de água, alimentos contaminados e contato com fezes.

Sintomas

O quadro clínico da meningite apresenta-se através de dor de cabeça, febre, rigidez de nuca, mal-estar, náusea e vômito. Com a evolução da doença, podem aparecer sintomas mais graves como alterações no nível de consciência, delírio, tremores e coma. Portanto, caso você ou alguém próximo apresente algum destes sintomas, é necessário manter o uso de máscara e buscar atendimento médico o mais rápido possível.

Meningite bacteriana

As meningites bacterianas são as que apresentam maior morbidade e mortalidade, especialmente, o tipo C, causado pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo). Contudo, a vacinação é uma importante medida de prevenção da doença e é possível receber o imunizante através das redes pública e particular de saúde.

Vacina

No Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina meningocócica C (conjugada) deve ser administrada aos 3, 5 e 12 meses de vida e a vacina meningocócica ACWY (conjugada) deve ser administrada em adolescentes de 11 e 12 anos. Com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal, até junho de 2023, adolescentes de 13 e 14 anos poderão receber a vacina meningocócica ACWY (conjugada).

Até o dia 28 de setembro de 2022, a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo não emitiu nota técnica com recomendações para vacinação fora da faixa etária já preconizada. Contudo, é recomendável que pessoas que residam em áreas com surto da doença busquem Unidades Básicas de Saúde (UBS) para mais orientações ou o serviço privado para serem imunizadas.

Fontes:

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/m/meningite-1#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20meningite%3F,de%20surtos%20e%20epidemias%20ocasionais.

BERTOLUCCI, H. F. et al. Guia de Neurologia. Barueri, SP : Manole, 2011.

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/calendario-nacional-de-vacinacao

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.