Hoje em dia para ser um bom líder é preciso ir muito além de simplesmente obter bons resultados ao final do mês. Afinal de contas, integrar e incentivar a equipe a bater as metas e atingir os objetivos da empresa da melhor maneira possível, são incumbências que fazem parte integral dos mandamentos que guiam os líderes de sucesso.
Os líderes têm a função de unir os elementos do grupo para que juntos possam alcançar os objetivos comuns. A liderança está relacionada com a motivação, porque um líder eficaz sabe como estimular a equipe a dar o seu melhor.
Liderar e motivar pessoas sem pressão ou cobranças, é algo difícil de ser feito, mas é possível dosar a mão para não cometer erros em excesso.
Novas abordagens sobre o tema defendem que a liderança é um comportamento que pode ser exercitado e aperfeiçoado. Por isso, as qualidades de um bom líder envolvem:
Inspiração:
Ser líder é ser um exemplo para seu time, é ser fonte de inspiração para fazer mais e melhor. Um líder inspira sua equipe, faz escolhas difíceis e decisivas para o futuro da empresa, sendo capaz de lidar com as diferenças entre as pessoas, as pressões, as metas e as cobranças.
Relacionamento:
Líderes de sucesso também são pessoas que sabem se relacionar bem com os outros, sejam eles clientes, colaboradores, chefes ou qualquer colegas de trabalho, e essa habilidade vai além da capacidade de simplesmente se comunicar facilmente com as pessoas! O líder deve saber ouvir sugestões, filtrar comentários, identificar eventuais inaptidões e motivar sua equipe quando perceber momentos de fraqueza e dificuldade. Além disso, esses momentos difíceis exigem também pulso firme e objetividade, quando necessário.
Empatia:
Mais do que simplesmente delegar tarefas, ser um bom líder significa também integrar sua equipe, coordenar com precisão as atividades que ela desempenha e incentivar a produtividade. As responsabilidades devem ser correspondidas pelos integrantes, sem competitividade em excesso e nem necessidade de constante supervisão. O segredo é não ter receio de colocar a mão na massa e ajudar os membros da equipe.
Líderes de sucesso anteveem a direção para onde caminha a empresa, o que possibilita pensar e efetivamente realizar ações com foco na evolução concreta do negócio.
Consciência:
Para ser um bom líder é preciso ter espírito empreendedor. Isso significa que você não pode se conformar com as dificuldades impostas pelo mercado. Ser um líder empreendedor exige inovação, trabalho com prazer e conhecimento sobre o que é melhor para seu cliente, dentre inúmeras outras coisas.
A criação de um negócio muitas vezes envolve um pouco de visão, especialmente em startups. Inspirar sua equipe para investir no futuro é vital, incentivar os funcionários e passar a sensação de que o negócio também é deles é a melhor forma de reter talentos e mantê-los engajados.
Um bom líder precisa ter uma conduta distinta e que pode ser espelhada pelos demais funcionários. Além disso, ser capaz de liderar significa ter consciência de que se aprimorar constantemente.
Honestidade:
Um líder precisa ser admirado para ser seguido. Para isso, sua conduta ética tem que ser exemplar. Normalmente os líderes seguem e passam aos subordinados os valores e crenças da empresa. O ideal é incentivar seus funcionários a criar o hábito da honestidade, o que influenciará o ambiente de trabalho e os resultados.
Melhorar seu desenvolvimento pessoal pode ajudá-lo a se tornar um líder melhor. Para construir uma carreira, você deve manter-se aberto às mudanças e estar disposto a crescer.
Realizar uma avaliação periódica das suas próprias habilidades também contribui para saber se suas competências estão no nível adequado ou se têm de ser melhoradas.
Resiliência:
Além disso tudo, um bom líder deve ser resiliente. Resiliência é, em poucas palavras, a capacidade que alguém tem de lidar com contratempos e de superá-los, ou seja, é como uma resistência às dificuldades e aos obstáculos da vida. Exercendo a função de líder, essa habilidade é imprescindível no dia a dia de uma empresa, já que as crises, as transformações, os prejuízos e outras eventualidades são simplesmente inevitáveis.
Segundo Vinicius Miranda, CTO/COO & Partner no Clude, afirma que “ser um bom líder é comunicar de forma clara os objetivos e ajudar o time a alcançá-los. Conseguir extrair de cada liderado o que tem de melhor e ajudar evoluir os pontos que ainda existem espaço para melhorias.”
Como um bom líder pode lidar com os problemas de saúde do seu time?
O gestor deve organizar ações de conscientização para incentivar alguns comportamentos de atenção à saúde do trabalhador. Estimular e manter a boa saúde dos colaboradores não só traz vantagens financeiras para a empresa, mas também colabora para a melhoria do clima organizacional, na qualidade das entregas e na performance dos funcionários, retendo também os talentos na empresa.
Portanto, para ser uma pessoa motivada e produtiva é fundamental estar com a saúde em dia. Isso considerando a saúde como um conceito mais amplo do que simplesmente uma “ausência de doença”, mas sim o de estar bem consigo mesmo.
E você? Concorda com a visão de que é melhor cuidar da saúde da equipe hoje para não colher prejuízos amanhã?
O Clude se preocupa com a saúde e bem-estar do colaborador e por isso pode te ajudar a melhorar o desempenho com os cuidados certos com a saúde do seu time.
Você tem se esforçado para também se tornar um bom líder? Ficou ainda alguma dúvida sobre o que é preciso para ser um líder de sucesso? Comente aqui suas impressões.