logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Síndrome do ovário policístico   

A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é uma condição clínica que provoca alterações nos níveis dos hormônios androgênicos, por exemplo a testosterona. Esse aumento pode levar a formação de cistos nos ovários e, como consequência, seu aumento. Com isso, o amadurecimento dos óvulos é comprometido e não se desenvolve como deveria, ficando enrijecido e preso no ovário. Assim são formados, então, os cistos, que são pequenas bolsas que contém material líquido ou semissólido. 

Ainda que o nome dessa síndrome se refira ao ovário, também está associada a algumas disfunções, como resistência periférica à insulina (RI) e hiperinsulinemia. As preocupações metabólicas incluem obesidade, diabetes mellitus tipo II, dislipidemia, hipertensão e doenças cardiovasculares. Ou seja, a SOP afeta os controles endócrino e metabólico, bem como a saúde cardiovascular da mulher. 

Quais os sintomas da SOP? 

 A SOP pode aparecer e ser sentida de formas diferentes. Alguns dos sintomas mais comuns da SOP são: 

  • Ciclos menstruais irregulares 
  • Menstruação com fluxo muito intenso ou pouco fluxo 
  • Pelos novos ou em excesso crescendo na face ou no corpo 
  • Queda de cabelo 
  • Problemas de pele: pele oleosa, acne ou manchas escuras na parte de trás da nuca com textura grossa e aveludada ocasionadas pelo excesso de açúcar no corpo 
  • Resistência à insulina 
  • Ganho de peso, especialmente em torno do abdômen 
  • Dificuldade para engravidar 

 

Sintomas da SOP podem começar já na primeira menstruação. Isso pode levar as pessoas a crer que seus ciclos ou sintomas são normais quando na verdade podem não ser. Se os sintomas aparecerem ao mesmo tempo da primeira menstruação ou se a menstruação é consistentemente irregular (não frequente ou ausente) 2-3 anos depois da primeira menstruação, é importante buscar atendimento com sua(seu) ginecologista.  

Sintomas da SOP podem se tornar mais notáveis com o tempo, ou apenas se tornarem aparentes depois que alguém ganha muito peso. 

Como é feito o diagnóstico da SOP? 

A SOP engloba um amplo espectro de sinais e sintomas de disfunção ovariana. Em 2003, o consenso de Rotterdam propôs que a SOP pode ser diagnosticada após a exclusão de outras causas de irregularidade menstrual e hiperandrogenismo e a presença de pelo menos dois dos seguintes critérios:  

  • Ciclos menstruais irregulares, especialmente os que são longos ou ausentes 
  • Evidência de andrógeno em excesso, como excesso de pelos corporais ou cabelos ralos na cabeça e /ou altos níveis desses hormônios no sangue 
  • Ter um número igual ou maior que 12 de cistos nos ovários  

 

A(o) ginecologista provavelmente irá perguntar sobre os seus sintomas e seu histórico médico e menstrual e fazer um simples exame físico. Caso seja identificada a possibilidade de que a SOP pode estar presente, podem ser solicitados exames complementares para o diagnóstico, como dosagem de testosterona, TSH (hormônio da tireoide), prolactina, e teste de açúcar no metabolismo (glicemia em jejum e/ou hemoglobina glicada). 

Como é feito o tratamento da SOP? 

A Síndrome do Ovário Policístico é uma condição para a vida, mas existem diversas opções que ajudam a minimizar os sintomas e prevenir complicações no futuro. Como a SOP é tratada, vai depender da causa e dos sintomas de cada pessoa e objetivos.  

Mudanças no estilo de vida 

Dieta, exercícios e mudanças no comportamento podem ter um grande impacto em prevenir e tratar a SOP. Restabelecer a ovulação regular vai ajudar com os sintomas e no impacto na saúde.  

Para muitas pessoas com gordura corporal elevada, a perda de peso em mais de 5% (com mudanças na dieta) pode ajudar a restabelecer a função da ovulação, e melhorar os sintomas como crescimento de pelos faciais. 

Limitar carboidratos simples e açúcares na dieta pode ajudar a manter a insulina equilibrada e pode prevenir inflamação, mas não existem evidências que uma dieta específica seja melhor para todos os casos. A perda de peso pode ser mais difícil para pessoas com SOP, então ser compreensiva com você mesma é importante.  

Busque um(a) nutricionista para fazer o acompanhamento da forma mais adequada possível.  

Medicação para SOP 

 Como se trata de uma doença crônica, o tratamento da síndrome objetiva a melhora dos sintomas, assim, não existe um medicamento que seja utilizado apenas para a SOP, mas sim para as repercussões na saúde que surgem a partir dela.  

Medicação antidiabética e antiandrógena podem ser prescritas para ajudar a equilibrar os hormônios. As pessoas que estão tentando engravidar podem ser tratadas com um medicamento para auxiliar na ovulação. Antidiabéticos, que podem melhorar a forma como o corpo usa a insulina, são as vezes prescritos em combinação com outras formas de gerenciar o peso. Em alguns casos podem ser prescritos contraceptivos hormonais (anticoncepcional), para auxiliar na regulação hormonal e ciclo menstrual. 

A avaliação e indicação para prescrição de qualquer medicamento deve ser feita sempre pelo profissional médico. 

Recomendações da Dra Clu 

Acompanhar o seu ciclo menstrual e os sinais que você apresenta podem ajudar na hora de conversar com um médico! 

É importante ter um registo do seu ciclo menstrual, ou seja, dias de sangramento, características do fluxo menstrual e presença ou intensidade das cólicas. Além disso, acompanhar mudanças na pele, peso ou controle ineficaz da dieta, digestão, evacuação, emoções e qualquer outro sinal que possa preocupar você. 

  • Consulte regularmente sua(o) ginecologista e faça todos os exames que forem solicitados. 
  • Controle seu peso: a obesidade agrava os sintomas da SOP, além de por si só causar uma série de complicações 
  • Atividade física por pelo menos 30 minutos, cinco dias por semana, é essencial, tanto para manutenção do peso ideal como para prevenir problemas cardiovasculares 
  • Mulheres com SOP podem realizar procedimentos estéticos para remoção de pelos, como laser, eletrólise, entre outros, caso desejem. 

 

Mulheres com a Síndrome do Ovário Policístico correm maior risco de desenvolver problemas cardiovasculares na menopausa, por isso é importante seguir as recomendações buscar um médico caso identifique qualquer tipo de alteração. 

Aqui no Clude, você pode falar com enfermeiros, nutricionistas e psicólogos via chat para solucionar suas dúvidas e ter um monitoramento de saúde personalizado. Além de poder realizar videoconsultas com médicos sem precisar sair de casa! 

Referências 

 Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia 

 Sociedade Brasileira de Patologia 

 DOS REIS SILVA, Ana Lourdes et al. ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS NO TRATAMENTO DE MULHERES COM SÍNDROME DO OVÁRIOS POLICÍSTICOS. Brazilian Journal of Case Reports, v. 2, n. Suppl. 3, p. 326-331, 2022. 

 CAMPOS, Alessandra Espíndola; LEÃO, Maria Eduarda Bellotti; DE SOUZA, Mirla Albuquerque. O impacto da mudança do estilo de vida em mulheres com síndrome dos ovários policísticos. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 13, n. 2, p. e4354-e4354, 2021. 

 DE CARVALHO, Bruno Ramalho. Síndrome dos ovários policísticos: particularidades no manejo da infertilidade. FEMINA, v. 47, n. 9, p. 518-45, 2019. 

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.