logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

A importância da atividade física para a saúde do homem

Acima de tudo, a atividade física desempenha um papel crucial na vida do homem, contribuindo para a melhoria da saúde física, mental e emocional. Diversas pesquisas científicas têm destacado os benefícios de incorporar a prática regular de exercícios na rotina diária. Neste artigo, discutiremos os principais motivos pelos quais a atividade física é tão importante para o homem. 

 Melhora da Saúde Cardiovascular

Contudo, a prática regular de atividades físicas, como corrida, caminhada e natação, fortalece o sistema cardiovascular, aumentando a circulação sanguínea e melhorando a capacidade respiratória. Isso reduz o risco de doenças cardiovasculares, como hipertensão e doenças cardíacas. 

Controle do Peso Corporal

A importância da atividade física para a saúde do homem auxilia no controle do peso corporal, ajudando a queimar calorias e a aumentar o metabolismo. Além disso, o exercício regular é essencial para a manutenção de uma composição corporal saudável e equilibrada. 

Fortalecimento do Sistema Musculoesquelético

A prática de exercícios físicos fortalece os músculos e ossos, como resultado, previne problemas como a perda de massa muscular e a osteoporose, especialmente à medida que o homem envelhece. 

Benefícios Mentais e Emocionais

A atividade física libera endorfinas, neurotransmissores que promovem a sensação de bem-estar e reduzem o estresse e a ansiedade. Além disso, a prática regular de exercícios está associada a uma melhora no humor e à redução dos sintomas de depressão. 

Aumento da Longevidade

Contudo, estudos mostram que pessoas que praticam exercícios regularmente têm uma maior expectativa de vida em comparação com aquelas que levam uma vida sedentária. Ao mesmo tempo, a atividade física está relacionada à prevenção de várias doenças crônicas, o que contribui para uma vida mais longa e saudável. 

Por fim, a atividade física é de extrema importância para o homem, proporcionando inúmeros benefícios para a saúde física, mental e emocional. Através da prática regular de exercícios, é possível melhorar a saúde cardiovascular, e desse modo, controlar o peso corporal, fortalecer o sistema musculoesquelético e promover uma melhor qualidade de vida. Portanto, encoraja-se todos os homens a adotarem um estilo de vida ativo, buscando sempre o equilíbrio entre o corpo e a mente. 

Referências Bibliográficas

  1. Lee I-M, Shiroma EJ, Lobelo F, et al. Effect of physical inactivity on major non-communicable diseases worldwide: an analysis of burden of disease and life expectancy. Lancet. 2012;380(9838):219-229.
  2. Warburton DER, Nicol CW, Bredin SSD. Health benefits of physical activity: the evidence. CMAJ : Canadian Medical Association journal = journal de l’Association medicale canadienne. 2006;174(6):801-809.
  3. Pedersen BK, Saltin B. Exercise as medicine – evidence for prescribing exercise as therapy in 26 different chronic diseases. Scand J Med Sci Sports. 2015;25 Suppl 3:1-72.
  4. Penedo FJ, Dahn JR. Exercise and well-being: a review of mental and physical health benefits associated with physical activity. Curr Opin Psychiatry. 2005;18(2):189-193.
  5. Nelson ME, Rejeski WJ, Blair SN, et al. Physical activity and public health in older adults: recommendation from the American College of Sports Medicine and the American Heart Association. Circulation. 2007;116(9):1094-1105.

Compartilhe nas redes sociais

Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.