logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Nutrição na Hepatite: Escolhas inteligentes para impulsionar a cura

Sobretudo, a hepatite é uma doença inflamatória que afeta o fígado, podendo ser gerada por diversas condições de saúde, uso de medicamentos, contato com vírus ou substâncias toxicas, dentre outros.

Essa é uma condição que pode comprometer a função hepática e prejudicar a saúde do indivíduo acometido com esta doença.  

A nutrição possui um papel crucial na saúde do indivíduo que está passando por tratamento ou recuperação da hepatite, nesse sentido,  contribuindo no fortalecimento da imunidade e redução da inflamação. 

Segue abaixo quais são os principais pontos que a alimentação pode contribuir para a melhora: 

Consumo adequado de proteínas

As proteínas desempenham um papel importante na transformação celular, além de fornecer os aminoácidos que são necessários para enriquecer o sistema imunológico. 

Fontes alimentares: carne, peixe, frango, ovos e leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico), priorizando as proteínas mais magras, como as carnes brancas. 

Alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios

Contudo, aumentar o consumo de alimentos ricos em substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, como a vitamina A, C, E, minerais como zinco e selênio, ajudam a proteger e reparar o fígado. 

Fontes alimentares: frutas em geral, principalmente as críticas, legumes, verduras verdes escuras, sementes e castanhas.  

O ômega 3 também é um composto que possui uma ação anti-inflamatória.

Inserir alimentos como peixes, principalmente o salmão, sardinha e atum, podem aumentar o aporte de ômega 3 e contribuir para redução da inflamação.  

Hidratação

Todavia, o consumo adequado de água é fundamental para saúde e excepcional quando as toxinas, resíduos precisam ser excretados. 

Evite o consumo de álcool

O álcool é considerado uma substância toxica para o organismo e para o fígado, portanto, durante e após o tratamento e recomendado que evite o consumo de bebidas alcoólicas.

Sobretudo com a finalidade de promover uma recuperação eficiente e evitar o aumento da inflamação. 

Evite a ingestão de alimentos ricos em gordura e açúcar

No geral, os alimentos que são ricos em açúcares, gorduras saturadas e gorduras trans, podem agravar a inflamação no fígado, por tanto, nesse período evite o consumo destes alimentos. 

Controle do peso

Manter um peso adequado é importante para saúde e tratamento da doença hepática, bem como, o excesso de peso e a desnutrição podem gerar um agravamento do quadro. 

Portanto, para ter um tratamento adequado, busque ajuda de um profissional para te auxiliar a manter uma dieta balanceada e um controle adequado de nutrientes. 

Contudo, a alimentação irá promover um papel importante na redução do estresse oxidativo, proteção do órgão, aumento da imunidade e controle da inflamação. 

Compartilhe nas redes sociais

Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.