Perder alguém que amamos, mudar de cidade e o diagnóstico de uma doença são exemplos de situações que envolvem o processo de luto. O luto é uma resposta comportamental e emocional relativa à ruptura de um vínculo significativo, seja ele com você mesmo, com outra pessoa ou com um ambiente.
É um processo natural e que todos nós passamos ou passaremos em algum momento de nossas vidas, sendo que a intensidade dessa resposta emocional dependerá de diversos fatores, dentre eles, o apego e o significado do que ou de quem se perdeu.
Quando falamos de um luto referente à perda de um ente querido, a idade, o tipo de morte (naturais ou acidentais), se foi possível a realização de rituais de despedida, se houve conflitos familiares previamente ao acontecimento, o oferecimento de informações e suporte emocional posteriormente à perda, são fatores que podem influenciar em como este luto será vivenciado.
O luto normal se caracteriza pela compreensão e aceitação da perda. Isso não significa que a tristeza, o choro, e a saudade não aconteçam, esses sentimentos são vistos como naturais frente à situação e fazem parte do processo, os quais devem ser acolhidos e respeitados. Compreender e aceitar significa aprender a se adaptar, a conviver com a falta do ente querido, administrando os sentimentos relacionados de forma saudável.
O luto complicado, também conhecido como luto complexo ou patológico, por outro lado, se caracteriza pelo sofrimento emocional persistente que impossibilita o indivíduo de retomar suas atividades diárias, podendo apresentar sintomas de ansiedade, depressão, baixa autoestima e isolamento. O luto complicado traz prejuízos significativos na qualidade de vida, sendo muitas vezes necessário o acompanhamento psicológico para auxiliar no processo de readaptação.
Alguns fatores de proteção para o luto complicado, são:
- vínculo e relação sem conflitos e sem pendências entre familiares;
- comunicação aberta, satisfatória e adequada entre membros da família;
- possibilidade de expressão de sentimentos relacionados ao processo de morte;
- percepção de morte sem dor e sofrimento;
- reconhecimento e validação da dor do outro e do processo de luto.
Alguns fatores de risco para o luto complicado, são:
- impossibilidade de se despedir do indivíduo ainda em vida, ou de participar dos rituais de despedida;
- antecedentes de múltiplas perdas e traumas;
- negação da possibilidade de morte;
- dependência emocional;
- existência de conflitos familiares.
O luto é um processo natural e saudável, porém, pode se tornar complicado a depender de múltiplos fatores. Neste processo, o acompanhamento psicológico visa acolher os sentimentos relacionados à perda e auxiliar o indivíduo na readaptação à vida.
Aqui no Clude, você pode contar com profissionais qualificados para te auxiliar a passar por esse processo!