A psicoterapia e o tratamento da hipertensão arterial

A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, está associada a 45% das mortes por doenças cardiovasculares no Brasil, de acordo a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp). Ela é uma doença crônica não transmissível causada quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias é muito forte, ficando acima de 140 por 90 mmHg.

Segundo o Ministério da Saúde, um dos principais fatores de risco é a hereditariedade, que acontece em 90% dos casos, mas outros fatores podem influenciar para o surgimento da hipertensão, como o consumo de bebidas alcoólicas, obesidade, estresse, consumo exacerbado de sal, diabetes, níveis altos de colesterol e sedentarismo.

Assim como no caso de outras doenças crônicas como o diabetes, o diagnóstico de hipertensão é um momento delicado para o paciente, e pode tornar o indivíduo vulnerável às mudanças psicológicas, emocionais e comportamentais. Junto a isso, o estresse e a ansiedade são fatores que contribuem para o desenvolvimento e a manutenção da doença. 

É necessário criar uma rede de apoio e orientação, onde a melhor forma de prevenir sentimentos que podem potencializar o risco de desenvolver complicações na saúde, como o estresse, é ter uma boa qualidade de vida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), qualidade de vida consiste na “percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. 

E como cuidar da sua qualidade de vida? Cuidando também da sua saúde mental

A psicoterapia é um processo que visa melhorar a relação do indivíduo consigo mesmo e suas relações com o mundo. Auxilia no enfrentamento da doença, na mudança de hábitos, na construção de uma rotina que vise o bem-estar e na  reorganização de horários. Também promove o acolhimento emocional relacionado a todas as dificuldades encontradas no tratamento, estabelecendo relações saudáveis e amenizando o sofrimento envolvido.  

Não hesite em procurar ajuda. Cuide de sua saúde mental! 

Compartilhe nas redes sociais

Clude Saúde

CNPJ: 32.922.514/0001-90

Rua Doutor Miguel Couto, 53 -São Paulo, SP.

Sobre nós

Não somos um plano de saúde.

Inscrição conselho regional de medicina de São Paulo: 1011210 

CRT nº 65273/65236/147516 Coren-SP

Inscrição no Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP – 06): 15941/J

Inscrição no Conselho Regional de Nutrição de São Paulo (CRN-3): 19596

Inscrição no Conselho Regional de Educação Física de São Paulo: 020931-PJ/SP

Responsáveis técnicos

Diretor Técnico-Médico: Vito Ribeiro Venturieri (CRM-SP 202075 E RQE: 95004)

Enfermeira Responsável Técnica: Beatriz Maia Prado (Coren-SP 706310)

Nutricionista Responsável Técnica: Mirelle Marques (CRN-3 52460)

Psicóloga Responsável Técnica: Paula Teixeira (CRP- 06/ 148720)

Responsável Técnico: Michel Alves de Campos (CREF 24300-G/SP)