logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

O que você precisa saber sobre álcool e medicamentos

O que você precisa saber sobre álcool e medicamentos? O álcool consumido nas bebidas é metabolizado no fígado, local onde estão presentes enzimas que também metabolizam muitos dos medicamentos utilizados atualmente. Dessa forma, o uso desta substância pode alterar e até mesmo anular o efeito de alguns fármacos, sobrecarregando o organismo. Ainda, muitos medicamentos são excretados pela urina e com o grande consumo de líquidos, em usos abusivos de álcool (em festas e comemorações por exemplo) a bebida pode ainda causar efeito diurético, acelerando a excreção das substâncias e alterando o tempo de efeito do medicamento.

Riscos Conhecidos: Álcool e Medicamentos 

Para além disso, em um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Uppsala em 2012, os cientistas mostraram que o álcool pode potencializar efeitos de algumas medicações, principalmente as ácidas, são as mais afetadas – como o anticoagulante varfarina, o tamoxifeno, usado para tratamento de cânceres e o naproxeno, responsável por aliviar dores e inflamações.

Riscos Conhecidos: Álcool e Medicamentos  

Contudo, dentre os efeitos mais conhecidos, estão os entre álcool e paracetamol: risco de hepatite medicamentosa; Álcool e ácido acetilsalicílico: aumentando o risco de sangramentos no estômago; Álcool e anti-inflamatórios: aumentando o risco de úlcera gástrica e sangramentos; Álcool e antidepressivos: aumentam as reações adversas e o efeito sedativo, além de diminuir a eficácia dos antidepressivos; Álcool e calmantes (ansiolíticos): Ansiolíticos (benzodiazepinas): aumentam o efeito sedativo, o risco de coma e insuficiência respiratória.

Álcool e Drogas Ilícitas: Riscos Adicionais  

No entanto, outros riscos também estão relacionados, especialmente envolvendo álcool e drogas ilícitas, como riscos de taquicardia e morte.

Alguns estudos ainda buscam compreender melhor a associação entre álcool e antibióticos, portanto, antes de utilizar bebidas alcoólicas, converse sempre com seu médico e siga as orientações prescritas. Ainda, caso observe que está utilizando bebida e misturando com outras substâncias, busque um profissional da psicologia. 

REFERÊNCIAS

Fagerberg JH, Al-Tikriti Y, Ragnarsson G, Bergström CAS. Ethanol Effects on Apparent Solubility of Poorly Soluble Drugs. in Simulated Intestinal Fluid. Molecular Pharmaceutics [Internet]. 2012;9(7):1942–52. Available from: https://urn.kb.se/resolve?urn=urn:nbn:se:uu:diva-178097  

Mergenhagen KA, Wattengel BA, Skelly MK, Clark CM, Russo TA. Fact versus Fiction: a Review of the Evidence behind Alcohol and Antibiotic 

Interactions. Antimicrob Agents Chemother. 2020 Feb 21. LIMA, Deivson Wendell da Costa et al . Ditos sobre o uso abusivo de álcool e outras drogas: significados e histórias de vida. SMAD, Rev. Eletrônica Saúde Mental Álcool Drog. (Ed. port.), Ribeirão Preto , v. 14, n. 3, p. 151-158, 2018 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-697620180 00300005&lng=pt&nrm=iso> 

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.