logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como funciona o Quiet Quitting

O que significa o termo Quiet Quitting? Por que ele surgiu? Qual o impacto dele para empresas e colaboradores? Qual a relação deste movimento com a saúde mental?

A tradução literal do termo se refere a uma demissão silenciosa. Mas diferente do que esta tradução pode representar, o movimento não consiste em pedidos de demissão. O termo representa uma postura adotada por colaboradores em relação à vida pessoal e profissional, uma postura que envolve estabelecer limites e executar atividades laborais que de fato correspondem às funções do cargo ocupado.

Alguns fatores são considerados influenciadores do desenvolvimento deste movimento, como uma cultura workaholic, de trabalho compulsivo, com produtividade e sobrecarga extrema; e a vivência do home office durante o tempo de pandemia. Vou explicar para você!

“Trabalhe enquanto eles dormem”

Provavelmente você já ouviu frases como “trabalhe enquanto eles dormem” ou “ o que você faz entre meia noite e seis da manhã?”. Estas frases representam uma cultura na qual trabalhar em excesso, se doar profissionalmente em momentos para além do horário de trabalho e exceder funções para as quais foi de fato contratado são enaltecidas e vistas como sinônimo de produtividade e sucesso. Essa forma de pensar e se comportar pode levar ao alcance de alguns objetivos em situações específicas, porém, quando levada ao extremo ou por um longo período de tempo pode gerar prejuízos importantes para a saúde mental.

O sentimento de culpa ao promover momentos de autocuidado, lazer; e a cobrança excessiva, com cansaço extremo, sentimento de fracasso ou menor identificação em relação ao trabalho, que inclusive são fatores de risco para o desenvolvimento da Síndrome de Burnout (esgotamento profissional), são alguns destes prejuízos.  

Mudança de rotina

Outro fator importante foi a mudança na rotina de trabalho para muitas pessoas durante o tempo de pandemia de Covid. O home office adicionou uma perspectiva sobre o que deseja para sua vida e promoveu reflexões sobre a qualidade do ambiente de trabalho. Promoveu maior tempo de qualidade, sem trânsito, sem estresse, e questionamentos relevantes sobre o significado do trabalho realizado e qual efetivamente era o seu valor.

O movimento Quiet Quitting é então considerado uma resposta frente a esses contextos e tem como objetivo tornar o ambiente e a rotina de trabalho menos cansativa e estressante, assim como, promover um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, promovendo relações mais saudáveis e preservando a saúde mental do colaborador. Diante disso, cabe uma reflexão por parte das empresas sobre o tema, assim como, uma avaliação das relações e ambiente de trabalho, visando diminuir a chance de Burnout e consequentemente, resultando em um trabalho de maior qualidade, com mais engajamento e motivação.  

Impondo limites 

Impor limites em relação às demandas e horário de trabalho não significa tudo ou nada. Não significa não se importar ou não realizar o trabalho bem feito. Pelo contrário, significa conseguir decidir quais aspectos do trabalho você deverá dar mais atenção, gastar mais tempo, em quais você pode fazer o mínimo, estabelecer limites, e dar o melhor de si no tempo e nas atividades correspondentes ao cargo obtido. A imposição de limites, em toda e qualquer área da vida  é uma habilidade importante para a manutenção da saúde mental e é algo que pode ser treinado e adquirido no processo de psicoterapia

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.