logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Existe cura para o diabetes?

O diabetes afeta mais de 16,8 milhões de brasileiros, de acordo com a International Diabetes Federation, sendo uma preocupação importante em termos de saúde global.

Tipos de Diabetes e suas Características

Diferentes tipos de diabetes estão presentes, portanto é crucial conhecer os principais sintomas, opções de tratamento e qual profissional procurar. No blog, você encontrará textos relevantes sobre o assunto. Com informações corretas, é possível conviver com a doença, evitar complicações e manter o bem-estar e a qualidade de vida.

O tratamento do diabetes varia conforme o tipo, mas é fundamental contar com uma equipe multiprofissional de saúde para gerenciar adequadamente a doença e prevenir complicações relacionadas a riscos aumentados de doenças cardiovasculares, renais e oftalmológicas.

Mas será que o diabetes tem cura?

Na realidade, o diabetes não possui cura. No entanto, após o diagnóstico, é possível controlar os níveis de açúcar no sangue durante ou após o tratamento, mantendo-os dentro dos limites considerados normais.

Entretanto, uma vez que uma pessoa recebe o diagnóstico de diabetes, ela terá uma doença crônica, que pode ser bem controlada, mas exigirá cuidados e monitoramento regulares.

É importante compreender que quando se fala sobre uma possível “cura do diabetes” após uma significativa perda de peso e normalização dos níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2, por exemplo, na verdade estamos nos referindo a um bom controle da doença. Caso a pessoa volte a ganhar peso, é muito provável que a doença se manifeste novamente nos exames de sangue.

Controlando o Diabetes para uma Vida Saudável

Apesar de não haver uma cura efetiva, é possível controlar o diabetes. Medidas eficazes baseadas em mudanças de estilo de vida e tratamento medicamentoso podem ajudar a evitar complicações decorrentes do diabetes.

Atualmente, pesquisas e estudos estão em andamento para ampliar o conhecimento sobre o diabetes e desenvolver tratamentos mais eficazes, que possam melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Contudo, algumas técnicas, como transplante de pâncreas ou de ilhotas pancreáticas (responsáveis pela produção de insulina), podem ser utilizadas no tratamento de pacientes com diabetes tipo 1. A cirurgia bariátrica é outra técnica empregada principalmente em pacientes com diabetes tipo 2, auxiliando na perda de peso e, consequentemente, melhorando o controle do diabetes.

REFERÊNCIAS:

MINISTÉRIO DA SAÚDE. SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. DIRETRIZES DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES 2019-2020 

ENRICI, A. W. O futuro do tratamento do diabetes: uma possível cura? Revista Blog do Profissão Biotec, v.9, 2022. Disponível em:<https://profissaobiotec.com.br/o-futuro-do-tratamento-do-diabetes-uma-possivel-cura/>. Acesso em: 10 maio. 2023 

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diabetes_mellitus_cab16.pdf>. Acesso em: 10 maio. 2023 

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.