O alerta do Novembro Azul tem foco, principalmente, no câncer de próstata, que segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o mais comum entre os homens e representa 29% dos diagnósticos da doença no Brasil. Portanto, dados do Instituto indicam que, entre os anos de 2020 e 2022, o país pôde registrar cerca de 65.840 novos casos da doença.
A campanha, desenvolvida ao longo do mês serve como uma maneira de reforçar a importância da prevenção, portanto, sendo a mais efetiva forma de combater a doença, que quando detectada no início, apresenta melhores chances de tratamento e cura do paciente.
Homem x Saúde
Além do câncer de próstata, o Novembro Azul chama a atenção para a saúde do homem como um todo. Por outro lado, estudos mostram que o preconceito, a timidez e, até mesmo, a falta de atenção ainda afastam a população masculina dos consultórios médicos, o que dificulta o diagnóstico precoce de diversas doenças cardiovasculares, câncer de pulmão, testículos e pênis.
O que é próstata?
Resumidamente, a próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e está localizada abaixo da bexiga. Sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
O que é o câncer de próstata?
É um tumor que afeta a região da próstata. Na maior parte dos casos, ele cresce de forma lenta e não dá sinais da enfermidade ao longo dos anos. Por isso, os exames preventivos a partir de certa idade são tão necessários.
Quais os fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver a doença?
Dentre os fatores de risco mais importantes está a idade, tendo em vista que, tanto a incidência quanto a mortalidade aumentam de forma significativa em pacientes com mais de 50 anos.
O histórico de câncer na família também deve ser avaliado. São considerados do grupo de risco homens com parentes próximos (pai, irmão, avô) que tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos.
Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.
Quais os principais sintomas do câncer de próstata?
Na fase inicial, não são comuns sinais ou sintomas específicos, o câncer de próstata costuma ser identificado quando cerca de 95% dos tumores já estão em fase mais avançada, no entanto alguns dos primeiros sinais são:
– Dificuldade de urinar
– Presença de sangue na urina e/ou sêmen
– Demora em começar e terminar de urinar
– Diminuição do jato de urina
– Dor na região dos testículos ou perto do ânus
Caso você apresente um ou mais sinais acima, é indicado que busque com urgência um médico urologista.
Quando realizar os exames preventivos?
O acompanhamento preventivo deve ser iniciado por todos os homens a partir dos 50 anos, ou a partir dos 40, caso exista histórico do câncer em outros homens da família.
Quando o câncer de próstata é descoberto ainda no início, as chances de cura aumentam, em muito, além do tratamento ser, em boa parte dos casos, mais simples e rápido.
O mais indicado é a realização de exames periódicos, mesmo sem sinais de desconfortos ou possíveis sintomas, que podem garantir a agilidade no diagnóstico, não só do câncer de próstata, mas também de outras doenças de importância, como doenças cardiovasculares e até outros tipos de cânceres.
No caso da doença na próstata, os exames mais indicados são toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Outros exames podem ser necessários, no caso de alterações, para auxiliarem no correto diagnóstico.
O tratamento varia de acordo com alguns fatores, como estágio da doença, condições de saúde do paciente e outros fatores que devem ser elencados pelo médico responsável.
Normalmente, quando o tumor possui baixa agressividade, a indicação é de um monitoramento periódico, para acompanhar a evolução da doença. Em casos de maior agressividade, o tratamento é mais intensificado.
Prevenção
Estudos comprovam que uma alimentação balanceada, através de uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais diminuir nãos só o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis.
Além disso, os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata são:
– Manter o peso corporal adequado
– Praticar atividades físicas regularmente
– Não fumar
– Não consumir bebidas alcoólicas
Atenção!
Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para consultas regulares e preventivas. A realização de exames de próstata, ao menos uma vez no ano, são extremamente importantes para o diagnóstico precoce e tratamento correto.
Cuidamos de você!
Nós do Clude Saúde apoiamos o Novembro Azul e a importância da prevenção como garantia de longevidade. A saúde é o maior bem do ser humano e deve ser prioridade sempre. Agende já sua videoconsulta e previna-se!
Saiba mais em
clude.com.br
Referências
Instituto Nacional do Câncer (Inca), 2021 -2022
Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), 2022
Ministério da Saúde (BR), 2022
Sociedade Brasileira de Urologia, 2021
Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. 2021