logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

O que perguntar durante uma consulta com o clínico geral?

Antes de ir a uma consulta com o clínico geral, você pode querer saber muitas informações, porém, no momento da consulta, pode ser que você trave e não consiga perguntar nada do que gostaria. Além disso, talvez o médico acabe fazendo muitas perguntas e você não entenda muito bem o porquê.

Isso não é necessariamente um problema, já que o clínico precisa saber diversas informações a respeito da sua rotina ou da sua vida pessoal para que consiga formar o pré-diagnóstico em sua cabeça. Você também precisa sair da consulta com as suas perguntas respondidas, para não ficar com dúvidas quando chegar em casa ou precisar tomar alguma medicação.

Veja ainda: Como o clínico geral pode te ajudar em um atendimento médico

Neste post, vamos te ajudar a pensar sobre as melhores perguntas para fazer ao médico durante uma consulta. Acompanhe!

Perguntas para fazer ao clínico geral

O clínico geral é aquele médico que cuida do corpo todo de um modo mais abrangente e não tão específico. Os principais problemas de saúde que temos ao longo da vida podem ser diagnosticados, tratados e prevenidos com a ajuda do clínico geral. Por isso, é a ele que você deve recorrer na maioria das vezes. Quando isso acontecer, não deixe de sanar todas as suas dúvidas sobre:

Hábitos 

Você pode perguntar coisas relacionadas à sua saúde, obviamente, mas, em especial, sobre hábitos de vida que você tem e que deveria mudar. Digamos que você seja uma pessoa sedentária; pergunte ao seu clínico geral o que essa rotina sem atividades pode causar à sua vida.

Medicamentos

Outra pergunta que você pode fazer é em relação às medicações que já toma ou as que o clínico receitar. Pergunte a frequência da medicação, seus efeitos colaterais, entre outras perguntas relacionadas aos remédios.

Sintomas

Se estiver experienciando algum sintoma, deve perguntar ao clínico geral se ele é normal ou se pode ser decorrente de uma doença, por exemplo. Pense bem sobre os sintomas que você está sentindo e, se possível, anote-os para falar para o clínico geral. Se você esquecer de falar algum deles, talvez não possa aproveitar a consulta da melhor maneira possível.

Você ainda pode perguntar sobre alguma mancha nova na sua pele ou até mesmo sobre um caroço que esteja sentindo no corpo. O clínico fará uma análise, mas você pode salientar essas questões para ajudá-lo a fazer um diagnóstico mais preciso.

Tratamentos

Além dessas perguntas, você pode perguntar sobre o tratamento que precisa fazer. Pergunte como vai ser e no que pode ajudar para a sua cura. Você também deve perguntar se existem outras opções de tratamentos além do que o médico lhe passou.

Exames

Por fim, uma pergunta interessante para se fazer ao clínico geral é sobre os exames que você precisa fazer. Questione o motivo pelo qual precisa fazer determinado procedimento, bem como de que maneira esse exame funciona e se você precisa se preparar para fazê-lo.

Clude: conheça uma alternativa melhor

O Clude é a alternativa ideal ao plano de saúde. Você pode escolher uma modalidade individual ou familiar. Além disso, com o Clude, você tem acesso a descontos em consultas médicas, medicamentos e exames. Se precisar de um clínico geral em Fortaleza com preço popular, conte com o Clude para isso!

Saiba mais: Quando é necessário marcar uma consulta no clínico geral

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.