Prevenindo doenças respiratórias no outono

As mudanças de temperatura no outono podem aumentar o risco de doenças respiratórias. Além disso, o ar seco e a concentração de poluentes atmosféricos podem agravar os sintomas dessas doenças. Por isso, para prevenir a transmissão de vírus e bactérias, é fundamental manter uma boa higiene das mãos e, para prevenir as doenças, a vacinação é a melhor forma de proteção, especialmente para grupos de risco. Com essas medidas simples, é possível se proteger contra as doenças respiratórias e manter a saúde em dia.

As mudanças de temperatura são um fator de risco

Embora a queda da temperatura não seja a principal causa das doenças respiratórias, as mudanças de temperatura são um fator de risco. As oscilações entre o calor do dia e o frio da noite podem enfraquecer o sistema imunológico e aumentar a suscetibilidade a infecções. Estudos mostram que a exposição a temperaturas baixas pode afetar o sistema imunológico, tornando o corpo mais suscetível a infecções.

O ar seco pode piorar os sintomas

Nas regiões mais secas do Brasil, a umidade relativa do ar diminui ainda mais no outono, o que pode agravar os sintomas das doenças respiratórias. O ar seco pode ressecar as mucosas das vias respiratórias, tornando-as mais vulneráveis ​​às infecções. Além disso, o ar seco também pode aumentar a concentração de poluentes atmosféricos, o que pode agravar ainda mais os sintomas das doenças respiratórias.

A vacinação é a melhor forma de prevenção

A vacinação é a maneira mais eficaz de prevenir as doenças respiratórias, especialmente em grupos de risco, como crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas. Estudos mostram que a vacinação pode reduzir significativamente a incidência de doenças respiratórias, hospitalizações e mortes relacionadas. A vacina contra a gripe é recomendada anualmente para todos os indivíduos a partir dos seis meses de idade.

A higiene das mãos é fundamental

Lavar as mãos com frequência é uma das medidas mais simples e eficazes para prevenir a transmissão de vírus e bactérias que causam as doenças respiratórias. A transmissão desses agentes patogênicos geralmente ocorre pelo contato com superfícies contaminadas ou pelo contato com pessoas infectadas. Lavar as mãos com água e sabão pode ajudar a reduzir significativamente o risco de infecção. Quando não for possível lavar as mãos com água e sabão, pode-se utilizar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

Esperamos que essas informações possam ajudá-lo a se prevenir contra as doenças respiratórias no outono e em outras épocas do ano.

Compartilhe nas redes sociais

Clude Saúde

CNPJ: 32.922.514/0001-90

Rua Doutor Miguel Couto, 53 -São Paulo, SP.

Sobre nós

Não somos um plano de saúde.

Inscrição conselho regional de medicina de São Paulo: 1011210 

CRT nº 65273/65236/147516 Coren-SP

Inscrição no Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP – 06): 15941/J

Inscrição no Conselho Regional de Nutrição de São Paulo (CRN-3): 19596

Inscrição no Conselho Regional de Educação Física de São Paulo: 020931-PJ/SP

Responsáveis técnicos

Diretor Técnico-Médico: Vito Ribeiro Venturieri (CRM-SP 202075 E RQE: 95004)

Enfermeira Responsável Técnica: Beatriz Maia Prado (Coren-SP 706310)

Nutricionista Responsável Técnica: Mirelle Marques (CRN-3 52460)

Psicóloga Responsável Técnica: Paula Teixeira (CRP- 06/ 148720)

Responsável Técnico: Michel Alves de Campos (CREF 24300-G/SP)