O número de pequenas e médias empresas vem sendo observado constantemente desde 2000. O declínio pode ser atribuído a muitos fatores, incluindo o aumento da automação e da inteligência artificial, que facilitam as empresas operar com menos funcionários, afinal todos querem sentir que estão crescendo profissionalmente e não estagnados numa empresa.
A boa notícia é que existem maneiras de ajudar sua pequena ou média empresa a evitar o desligamento desnecessário.
Aqui estão algumas ideias:
- Ofereça treinamento e oportunidades de desenvolvimento.
- Crie uma cultura de confiança, transparência e respeito.
- Certifique-se de que os funcionários tenham percursos de carreira claros.
- Crie um manual do funcionário que descreva claramente as políticas da empresa em relação a tempo livre, tempo de férias, dias de doença e outros benefícios.
A maneira mais eficaz de evitar a rotatividade é tratar os funcionários com respeito e criar uma cultura onde eles queiram ficar.
Há muitas coisas que você pode fazer, desde contratar as pessoas certas em primeiro lugar – aquelas que se encaixam na cultura de sua empresa – até fornecer treinamento e dar aos funcionários oportunidades de crescimento dentro da empresa. Veja como:
- Contratar quem se enquadra na cultura da empresa em primeiro lugar
A melhor maneira de evitar a rotatividade é contratar funcionários que se enquadrem bem na cultura de sua empresa. Você precisa de pessoas que sejam felizes trabalhando em sua empresa, mesmo que isso signifique receber uma redução de salário ou trabalhar em uma indústria que não seja tão excitante quanto eles pensavam que seria quando se candidataram ao seu emprego.
- Dê-lhes oportunidades de crescimento
Todos querem sentir que estão crescendo profissionalmente, e se não estão tendo essa oportunidade no trabalho, então podem procurar em outro lugar. Para mantê-los motivados, dê-lhes oportunidades de assumir novas tarefas e responsabilidades dentro da empresa, de modo que sintam que têm espaço para avançar ali em vez de ter que sair, só porque não querem mais estagnar em seu papel atual.
Seguindo essa ideia, PME também pode oferecer:
- Horários e formatos de trabalho flexíveis;
- Incentive sua equipe a usar seu tempo parado produtivamente;
- Certifique-se de que os funcionários tenham uma pausa no trabalho de vez em quando;
- Uso da tecnologia para gestão de pessoas.As pequenas e médias empresas têm funcionários que trabalham em tempo parcial ou sazonal. Isso pode dificultar a retenção de talentos, pois eles saem após um certo tempo.
É possível evitar a rotatividade, concentrando-se no seguinte:
Comunicação: os funcionários precisam saber o que se espera deles e como eles podem crescer dentro de suas funções. Considere criar um caminho de carreira para cada funcionário para que eles saibam para onde estão indo na empresa.
Remuneração: é o fator mais importante quando o colaborador decide se quer ou não permanecer em sua empresa, mas certamente não é o mais importante para TODAS as pessoas. Se você é uma pequena empresa com recursos limitados, considere oferecer sofrimentos e benefícios competitivos (ou mesmo salários emocionais) como um incentivo para os colaboradores.
Treinamento: o treinamento ajuda os funcionários a aprender novas habilidades e se tornarem membros mais valiosos de sua equipe ao longo do tempo. Também lhes dá algo novo para falar durante sua próxima entrevista de emprego se decidirem que querem sair de sua empresa em algum momento no futuro.
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