logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como a TECNOLOGIA traz soluções REAIS para os cuidados de saúde tradicionais?

A saúde é uma das áreas mais fundamentais para a qualidade de vida das pessoas. No Brasil, um país de dimensões continentais, os desafios para oferecer atendimento médico de qualidade e acessível a todos são gigantescos. No entanto, a tecnologia tem emergido como uma potente aliada nessa luta.

Desafios na Saúde Brasileira

De acordo com o Conselho Federal de Medicina, há áreas no Brasil que possuem menos de um médico para cada mil habitantes. Muitas dessas regiões, principalmente no interior do Norte e Nordeste, são marcadas pela ausência de estruturas de saúde adequadas e pela dificuldade de atrair profissionais. Em 2019, o IBGE apontou que 33% das pessoas vivendo no Norte do Brasil precisavam viajar para outro município para ter acesso a serviços de saúde.

Tecnologia como Solução

Com a ascensão das telecomunicações e da telessaúde, a história começa a mudar. Um estudo publicado na revista “Health Affairs” mostrou que a telessaúde pode reduzir o custo de atendimento em até 19%. Isso porque, por meio de consultas online, é possível levar especialistas a regiões remotas sem que eles precisem estar fisicamente presentes. Através de plataformas digitais, exames podem ser analisados, diagnósticos podem ser fornecidos e tratamentos podem ser orientados.

Além disso, o uso de inteligência artificial em diagnósticos tem mostrado resultados promissores. Em 2022, pesquisadores da Universidade de Stanford desenvolveram algoritmos que detectam condições médicas em exames com 95% de precisão, um número comparável à acurácia de especialistas humanos.

Mudança de Paradigma e Cultura

Por décadas, o modelo de convênios médicos foi visto como a única alternativa viável ao sistema público. No entanto, os reajustes abusivos, aliados a uma sinistralidade crescente, tornaram esses planos inacessíveis para uma grande parcela da população. Em 2020, a ANS registrou que os reajustes de planos de saúde individuais chegaram a uma média de 8,14%. A tecnologia, contudo, está quebrando essa estrutura. Startups de saúde têm oferecido soluções inovadoras que desconstróem a necessidade de um plano tradicional.

A tecnologia está redefinindo a saúde no Brasil. Ela oferece a promessa de tornar o atendimento médico mais acessível, barato e eficiente, democratizando o acesso e desafiando as estruturas tradicionais. Para que essa promessa se concretize, é fundamental que investimentos contínuos sejam feitos, tanto na infraestrutura tecnológica quanto na formação de profissionais capacitados para operar nesse novo cenário. O futuro da saúde brasileira pode ser, assim, mais inclusivo e justo para todos.

 

Compartilhe nas redes sociais

Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.