A neurocirurgia refere-se à especialidade médica responsável por diagnosticar e tratar problemas que interfiram no funcionamento adequado do sistema nervoso central e periférico, incluindo o encéfalo (cérebro, cerebelo, tronco encefálico), a medula espinhal, os nervos, os gânglios e as terminações nervosas.

A cirurgia neurológica é realizada pelo médico especializado em neurocirurgia, e não pelo neurologista, o qual também é graduado em medicina, mas é especializado em neurologia.

A diferença entre esses dois profissionais é que o primeiro trata doenças neurológicas que necessitam de cirurgia ou possuem alto potencial para isso, enquanto o segundo trata de doenças neurológicas que, a princípio, precisam apenas de tratamento clínico, como administração de medicamentos.

Em determinados casos, pode ocorrer que um paciente diagnosticado com uma doença neurológica e previamente tratado pelo neurologista seja encaminhado ao neurocirurgião, tendo em vista que ele estará mais apto para avaliar a real necessidade de intervenção cirúrgica.

Por que consultar o neurocirurgião?

O sistema nervoso é responsável por captar estímulos, decodificá-los e nos fazer agir voluntariamente ou automaticamente. Por exemplo, quando a temperatura ambiente cai, você sente frio e conclui voluntariamente que deve se agasalhar ou, quando você está realizando uma refeição, seu corpo automaticamente inicia os movimentos peristálticos para auxiliar na deglutição.

Nesse sentido, o sistema nervoso é de suma importância para que tomemos decisões cotidianas e para que todo o nosso organismo funcione sem interrupções. Tamanha é sua importância para a nossa vida que uma pessoa apenas é considerada legalmente morta quando o sistema nervoso para de funcionar, pois sem ele nenhum outro órgão permanecerá vivo.

Portanto, é importante consultar o neurocirurgião para que se preserve a qualidade de vida, a autonomia, a saúde e a expectativa de vida.

Quais são os principais problemas neurocirúrgicos?

Quando consultar o neurocirurgião?

As doenças que acometem o sistema nervosa podem causar os seguintes sintomas:

Em casos de tumor cerebral localizado na região frontal da cabeça, pode ocorrer até mesmo sintomas como alterações de personalidade, comportamento e forma de pensar.

Vale destacar, ainda, que, caso você sofra um acidente e lesione a cabeça, é fundamental que o neurocirurgião o avalie.

Como é a consulta com o neurocirurgião?

Caso seja sua primeira consulta, o neurocirurgião irá preencher a ficha anamnese com algumas informações, como sintomas, histórico familiar de doenças, medicamentos ministrados atualmente, dentre outros dados que julgar conveniente.

Logo após, pode ser solicitado a você que o acompanhe para realizar uma avaliação dos seus reflexos, equilíbrio, força e sinais vitais.

Se necessário, o neurocirurgião solicitará exames complementares, como ressonância magnética, tomografia computadorizada, eletroencefalograma e polissonografia, também conhecida como exame do sono.

Após a avaliação dos exames, o neurologista será capaz de definir se o tratamento indicado deve ser medicamentoso ou cirúrgico. Caso se trate do segundo caso, ele mesmo fará a cirurgia.

Deixe um comentário