Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Depressão  

O que é depressão? 

Depressão é o termo utilizado para se referir a qualquer um dos tipos de transtornos depressivos existentes, como, por exemplo, transtorno depressivo maior e transtorno depressivo persistente. A depressão corresponde a uma categoria dos mais frequentes e complexos transtornos mentais, acometendo também crianças e adolescentes, podendo prejudicar de forma significativa a qualidade de vida do indivíduo e suas relações.  

Sintomas 

Os sintomas da depressão acontecem a nível físico, cognitivo, psicomotor e comportamental, sendo que cada tipo de transtorno depressivo possui seus sintomas e seus critérios diagnósticos específicos. Porém, existem alguns sintomas gerais, como:  

  • Tristeza profunda e persistente que interfere no funcionamento diário; 
  • Diminuição do prazer e interesse em atividades diversas; 
  • Dificuldade de concentração; 
  • Fadiga e cansaço intenso; 
  • Alterações no sono; 
  • Alterações de humor; 
  • Sentimento de desesperança; 
  • Perda ou ganho de peso; 
  • Baixa autoestima; 
  • Isolamento; 
  • Pensamentos suicidas.  

Causas 

A depressão, assim como todo transtorno mental tem causa multifatorial. Isso significa que ela é desenvolvida a partir de uma soma de fatores fisiológicos, psicológicos, sociais e ambientais, não por um fator único em específico. Sabe-se que indivíduos com histórico familiar de transtornos depressivos apresentam maior probabilidade de desenvolver depressão. Porém, esse único fator não é determinante. A história, ambiente e experiências ao longo da vida podem contribuir como fatores de proteção e prevenção ao transtorno ou podem ser considerados como fatores desencadeadores.  

Diagnóstico 

O diagnóstico é clínico e deve ser feito a partir de uma entrevista cuidadosa que considere os sintomas relatados e a história de vida do indivíduo. É importante avaliar a persistência e duração dos sintomas, se ocorrem todos os dias ou na maior parte deles, a intensidade e os prejuízos destes para a manutenção de uma qualidade de vida saudável, sendo apresentado um sofrimento significativo e que prejudica o funcionamento social do indivíduo. O diagnóstico é complexo e deve ser feito por um profissional de saúde mental.  

Tratamento  

O tratamento para depressão é feito de forma conjunta por meio da psicoterapia e medicamentos psiquiátricos. O percurso da depressão não é linear, isso significa que haverá momentos de maior intensificação dos sintomas, com maiores prejuízos, e momentos de menor intensificação, com menores prejuízos. Dessa forma, é necessário o acompanhamento contínuo com os profissionais de saúde mental, psicólogo e psiquiatra, para avaliar a frequência e medicação necessária para cada caso e momento do tratamento.  

A depressão pode ser categorizada como leve, moderada e grave. Quando leve e de curta duração, o tratamento somente com psicoterapia geralmente é eficaz. Quando moderada e grave, é necessário a inclusão de medicamentos de forma conjunta a psicoterapia para auxiliar na amenização dos sintomas.  

O que não falar para pessoas que possuem depressão 

  • Não compare a situação do indivíduo com a de outra pessoa.   

 

Comentar que existem pessoas com problemas piores não ajuda o indivíduo, pelo contrário, pode contribuir para o sentimento de culpa por estar se sentindo daquela forma, intensificando o sofrimento emocional. Depressão não é fraqueza, não é falta de vontade. É um transtorno psicológico complexo que possui tratamento.   

  • Não estigmatize a psicoterapia e o tratamento psiquiátrico.   

 

Comentar de forma pejorativa que a psicoterapia e o tratamento medicamentoso não irão ajudar o indivíduo, que ele não está tão grave assim ou que não precisa se submeter a isso é um desserviço à saúde mental do outro. Sabe-se que atualmente a psicoterapia, juntamente com a medicação psiquiátrica consistem no padrão ouro de tratamento para transtornos mentais, inclusive, para a depressão.    

  • Não exija uma postura positiva.  

 

Por mais que a intenção seja boa, comentar que a pessoa precisa olhar o lado positivo, ser feliz ou sair dessa, pode ser entendido pelo indivíduo como uma forma desrespeitosa de lidar com o seu diagnóstico, invalidando o seu sofrimento. Talvez tudo o que ele gostaria era conseguir ser feliz e ver o lado positivo, porém a depressão é uma condição complexa em que a perda de prazer e interesse são tão intensos que promovem uma distorção da realidade.   

  • Não questione sorrisos ou pequenos momentos de alegria.

 

Um sorriso ou até mesmo um passeio em algum lugar não invalidam um diagnóstico de depressão, estes podem ser apenas estados de ânimo momentâneos e passageiros. Transtornos mentais possuem oscilações, sendo que em alguns momentos os sintomas são intensificados e em outros amenizados, possibilitando o indivíduo de se expor a diferentes situações. Questionar um sorriso é uma postura inadequada que pode invalidar o sofrimento do outro.   

Como agir próximo a pessoas com depressão 

Seja empático e incentive a busca e manutenção do tratamento profissional adequado. Ouça com atenção e acolha os sentimentos do indivíduo. Esteja presente. Para alguns isso pode parecer simples e pouco, mas às vezes é tudo que o outro precisa. Se você tem depressão ou conhece alguém que tenha e não está sabendo lidar com a situação, entre em contato pelo Clude Help, temos uma equipe de psicólogos disponíveis para te ajudar!   

Referência:  

American Psychiatric Association. (2014). DSM-5: Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Artmed Editora. 

Compartilhe nas redes sociais

Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.