logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como reduzir absenteísmo na empresa: 5 práticas

Oi! Aqui é a Dra. Clu, do time do Clude, a solução ideal para seus cuidados de saúde, mente e corpo. Hoje, falarei sobre um problema que afeta muitas empresas: o absenteísmo. Se você é um gestor, está provavelmente familiarizado com a preocupação de como reduzir absenteísmo na empresa. Essa questão é crítica, por afetar diretamente a produtividade, o clima organizacional e, consequentemente, os resultados do negócio.

O absenteísmo é um fenômeno complexo, influenciado por uma variedade de fatores, desde saúde até a insatisfação no trabalho. Assim, uma abordagem abrangente e personalizada é necessária para lidar efetivamente com esse padrão. E é aqui que o Clude será um aliado estratégico.

Neste artigo, explicarei o que é absenteísmo e as principais causas e apresentarei algumas práticas de como reduzir o absenteísmo na empresa. Também mostrarei por que o Clude é um recurso poderoso na redução do absenteísmo, proporcionando um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. 

Fique comigo até o final e saiba como auxiliaremos na criação de estratégias eficientes e na implementação de uma ação para reduzir absenteísmo. Vamos nessa?

O que é absenteísmo?

O absenteísmo é uma prática recorrente de ausência dos funcionários de suas responsabilidades de trabalho. Embora todas as empresas esperem algum nível de absenteísmo, em razão de doenças ou compromissos pessoais inadiáveis, o absenteísmo crônico, ou habitual, pode ser um sinal de problemas mais profundos.

Existem duas categorias principais de absenteísmo: o involuntário, geralmente causado por doenças ou acidentes, e o voluntário, uma reação a problemas de insatisfação no trabalho, estresse ou falta de comprometimento com a organização.

Quais são as principais causas?

O absenteísmo pode ser motivado por uma variedade de fatores, tanto individuais como organizacionais. A empresa enfrenta os próprios desafios nesse quesito, mas algumas causas comuns são:

Saúde

Problemas de saúde são causas comuns de absenteísmo. A ausência ocorre por causas agudas, como resfriados e gripes, ou crônicas, como doenças cardíacas ou diabetes. A saúde mental, estresse, ansiedade e depressão, também são condições que provocam falta no trabalho.

Problemas pessoais

Desafios na vida pessoal, por exemplo, problemas familiares, compromissos pessoais, emergências, problemas financeiros ou outros contratempos, interferem na capacidade de comparecer ao trabalho. 

Estresse no trabalho e burnout

Um ambiente de trabalho tóxico, ou excessivamente exigente, contribui para o estresse crônico e ao esgotamento (burnout). Portanto, quando o trabalho fica insustentável, os colaboradores começam a faltar mais.

Insatisfação com o trabalho ou com a liderança

Portanto, se os colaboradores estão insatisfeitos com a função, a cultura da empresa ou a liderança, ficam menos motivados para comparecer ao trabalho. A falta de satisfação e de engajamento no trabalho provocam um aumento do absenteísmo.

Condições de trabalho inadequadas

Ambientes de trabalho insalubres ou desconfortáveis, como as condições físicas do ambiente, (iluminação, ruído e ergonomia), a carga de trabalho e a pressão por resultados, contribuem para o absenteísmo. 

Compreendendo as causas do absenteísmo na empresa, é possível desenvolver estratégias mais eficazes para lidar com esse problema. Lembre-se de que um ambiente de trabalho saudável e acolhedor é essencial para manter os colaboradores motivados e presentes.

Conheça 5 práticas de como reduzir absenteísmo na empresa

Enfrentar o absenteísmo exige estratégias bem planejadas e uma abordagem que considere as diversas possíveis causas. Vejamos algumas práticas que auxiliam nessa tarefa:

1. Verifique as causas do absenteísmo

Em síntese, a investigação é a chave inicial para combater o absenteísmo. Procure entender por que os colaboradores estão se ausentando. Promova o diálogo aberto com os funcionários e efetue a análise de dados, como registros de faltas e atestados médicos. Compreender os motivos das ausências frequentes facilita a adoção de ações direcionadas para mitigar essas ocorrências.

2. Trabalhe o clima organizacional

O ambiente de trabalho exerce muita influência sobre a motivação e o bem-estar dos colaboradores. Ambientes tóxicos ou estressantes significa, muitas vezes, mais faltas. Nesse ínterim, invista em ações que promovam o respeito, a colaboração, a valorização do trabalho e a comunicação eficaz. Realize pesquisas de clima organizacional para identificar áreas problemáticas e trabalhe para melhorá-las.

3. Crie programas de qualidade de vida no trabalho

Programas de bem-estar são extremamente benéficos para a saúde física e mental dos funcionários. Iniciativas como ginástica laboral, workshops sobre gestão do estresse, fornecimento de alimentos saudáveis, promoção de atividades de lazer e a possibilidade de horários flexíveis contribuem significativamente para a redução do absenteísmo.

4. Estabeleça planos de carreira

Um plano de carreira atrativo é motivador para os colaboradores. Ao visualizarem um caminho de crescimento e desenvolvimento na empresa, tendem a se sentir mais valorizados e comprometidos, o que consequentemente reduz as taxas de absenteísmo. Realize avaliações de desempenho regularmente, forneça feedback construtivo e recompense o bom desempenho.

5. Ofereça benefícios corporativos

Benefícios atraentes são um diferencial para a satisfação e o comprometimento dos colaboradores. Além de salários competitivos, considere oferecer benefícios para funcionários: cartão de saúde, vale-refeição ou alimentação, vale-transporte, auxílio-creche, descontos em estabelecimentos parceiros, dentre outros.

Essas práticas, aliadas a uma cultura de valorização dos colaboradores, contudo transformam a maneira como a empresa lida com o absenteísmo e melhoram significativamente a qualidade do ambiente de trabalho.

Reduzindo o absenteísmo com o Clude

O Clude é um benefício de saúde corporativo cuja missão é promover a saúde integral dos colaboradores, todavia combatendo o absenteísmo no ambiente de trabalho. Por meio de uma plataforma inovadora e de fácil acesso, o Clude proporciona uma série de serviços, não apenas no intuito de tratar doenças, mas também preveni-las.

Ao se preocupar com a saúde integral dos colaboradores, entretanto o Clude contribui para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. Com esse benefício, você evidenciará a preocupação com o bem-estar dos colaboradores, atitude que promoverá a motivação e reduzirá o absenteísmo. 

Dessa forma, agora que você sabe como reduzir absenteísmo na empresa, que tal experimentar o Cartão de Saúde Clude? Navegue pelo site e saiba mais.

Compartilhe nas redes sociais

Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.