logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Conhecendo a Diabetes: Uma doença crônica que requer cuidados constantes

A diabetes mellitus, conhecida popularmente como diabetes, é uma doença crônica caracterizada pelo aumento de glicose circulante no sangue. Portanto, essa condição, classificada como diabetes tipo 2 quando adquirida ao longo da vida e tipo 1 quando hereditária, não possui cura.

Estatísticas no Brasil: Um desafio crescente

No Brasil, ocupamos o 5º lugar em incidência de diabetes no mundo, com 16,8 milhões de adultos (20 a 79 anos) vivendo com essa condição. Segundo o Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), a estimativa é de que esse número chegue a 21,5 milhões em 2030. Contudo, comparando com a projeção feita em 2010 para 2025, a previsão global do IDF foi ajustada para 463 milhões de casos.

Em síntese, diversos fatores facilitam o desenvolvimento do diabetes tipo 2, incluindo maus hábitos de vida, excesso de peso, obesidade, hipertensão e predisposição genética. Gestantes também devem se atentar aos níveis de glicose durante a gravidez, evitando complicações relacionadas ao aumento de açúcar no organismo.

Sintomas e Complicações: Reconhecendo os sinais

Os principais sintomas observados no diabetes são sede e fome excessiva, boca seca, halitose, aumento da frequência urinária, perda de peso inexplicável, cansaço, dores musculares, formigamento nas extremidades, visão embaçada e maior propensão a infecções. Todavia, esses sintomas tendem a ser mais evidentes no diabetes tipo 1, enquanto no tipo 2 podem ser mais brandos no início, dificultando o diagnóstico precoce e aumentando o risco de complicações cardíacas, renais, cegueira e dificuldade de cicatrização.

Diagnóstico e Tratamento: Cuidados essenciais

Contudo, o diagnóstico do diabetes é realizado por meio da análise clínica dos sintomas e exames laboratoriais, como glicemia em jejum, hemoglobina glicada e teste de tolerância à glicose.

Com base nos resultados, o médico pode confirmar o diagnóstico de pré-diabetes ou diabetes estabelecida, estabelecendo o melhor tratamento que pode envolver medicações orais e injetáveis, bem como mudanças nos hábitos de vida, evitando complicações relacionadas à doença.

Portanto, é fundamental destacar a importância do acompanhamento médico regular para rastreamento ou controle da diabetes, tanto para aqueles propensos ao desenvolvimento quanto para aqueles que já têm a doença, a fim de evitar complicações e manter um estilo de vida saudável.

 

REFERÊNCIAS: 

Associação Nacional de Atenção ao Diabetes 

Sociedade Brasileira de Diabetes 

Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia 

MANUAL MSD – versão para profissionais de saúde,2022. Diabetes mellitus (DM). Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/dist%C3%BArbios-end%C3%B3crinos-e-metab%C3%B3licos/diabetes-mellitus-e-dist%C3%BArbios-do-metabolismo-de-carboidratos/diabetes-melito-dm?query=diabetes . Acesso em:05/05/2023. 

Brasília: Ministério da Saúde, 2022. Diabetes: Saúde responde às dúvidas mais comuns sobre a doença que atinge 12,3 milhões de brasileiros.  Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/junho/diabetes-saude-responde-as-duvidas-mais-comuns-sobre-a-doenca-que-atinge-12-3-milhoes-de-brasileiros. Acesso em:05/05/2023. 

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.