logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Gestão de colaboradores para pequenas e médias empresas

A gestão de colaboradores para pequenas e médias empresas é uma parte crucial de qualquer negócio. Ela pode melhorar resultados ou quebrar sua empresa. 

É essencial ter uma estratégia eficaz, mas como fazer isso?

Veja essas perguntas que você pode fazer para melhorar a gestão de pessoas em pequenas e médias empresas em 2023. 

Quais são seus objetivos? 

Que tipo de pessoa você quer atrair? 

Como você vai atraí-las? 

Como você vai mantê-las? 

Como você vai desenvolvê-las? 

A fim de melhorar esse processo em pequenas e médias empresas, é essencial entender como os funcionários pensam, se mantém motivados e como melhorar o desempenho individual.


A seguir, algumas formas de melhorar as habilidades de gestão de pessoas.

Contratar as pessoas certas: O primeiro passo para melhorar a gestão de pessoas é contratar as pessoas certas. Algumas empresas se preocupam em contratar funcionários sem verificar suas preferências, aptidões ou experiências. Isso leva ao mau desempenho, altas taxas de rotatividade e outras questões que dificultam o crescimento da empresa. Certifique-se de contratar pessoas competentes que possam atender às necessidades de sua empresa de forma eficaz. 

Treine sua equipe: O treinamento é outro aspecto importante do desenvolvimento dos funcionários, no qual você deve se concentrar se quiser melhorar as habilidades de gerenciamento de pessoas em pequenas e médias empresas. Ele permite que os funcionários aprendam novas habilidades e adquiram conhecimento sobre diferentes aspectos relacionados ao seu trabalho para que possam ter um melhor desempenho a cada dia. 

Isso não significa que você precise de alguém para gerenciar o treinamento e, sim uma estratégia traçada com um checklist de tarefas e um manual de funções para facilitar e profissionalizar sua empresa. 

Lembre-se sempre: organização é investimento e otimização de tempo 

Incentivar o feedback: O feedback é uma ferramenta importante quando se trata de alinhamento de expectativa do resultado de todo projeto. Funciona para direcionar o colaborador no que está dando certou ou mudar a estratégia quando precisa de ajustes para o sucesso da ação.

Motivação ao colaborador

Por fim, mas não menos importante: crie um ambiente onde todos tenham a oportunidade de crescer profissionalmente. 

Se seus funcionários tiverem oportunidades de crescimento pessoal, eles se sentirão mais motivados e engajados em seus empregos. Portanto, certifique-se de que haja oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento disponíveis dentro de sua empresa. Isso pode incluir programas de treinamento ou certificações internas, mas também sessões de terapia com psicólogos através de telemedicina.  

Não se pode motivar as pessoas só com dinheiro, em 2023 as pessoas buscam acima de tudo saúde mental e bem-estar. A Pandemia deu luz ao que importa de fato para cada um. Um bom profissional jamais vai se demorar onde não está feliz apenas por dinheiro, propósito e bem-estar fazem parte do plano de carreira dos colaboradores. 

Viver uma Pandemia traz medo, insegurança, olhar para si como sobrevivente te dá um horizonte novo, onde o dinheiro é importante, mas não é tudo. 

Não contrate apenas os que têm melhor desempenho, contrate também pessoas que se adaptam bem à cultura de sua empresa. 

Interesse-se pela vida e carreira pessoal de seus funcionários fora do trabalho; isso os tornarão mais leais e produtivos no trabalho. Contrate por diversidade, não apenas por habilidades ou experiência. 

Nas médias e pequenas empresas o contato é mais próximo devido ao espaço físico e também a quantidade menor de funcionários, o que facilita a comunicação. 

Se em 2023 você ainda não faz uso da tecnologia para otimização e automação da gestão de colaboradores, prepare-se para vieses antigos continuarem fazendo parte do seu dia a dia.

Empresas focadas em saúde, que fazem uso da tecnologia, estão sempre um passo à frente no mercado.

Podemos te ajudar com gestão de colaboradores para pequenas e médias empresas
Saiba mais em clude.com.br

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.