logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Importância do Sono para a Saúde Integral

O sono é fundamental para a saúde física, mental e o desempenho cognitivo.

De acordo com a Sociedade Brasileira do Sono, dormir bem contribui para a cicatrização e reparação celular, além de fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de doenças crônicas.

Porém, dormir mal ou por menos tempo do que o necessário pode causar privação do sono, afetando o humor, a memória, o controle de peso e a imunidade, além de aumentar o risco de doenças como diabetes, hipertensão arterial, obesidade e depressão.

Sono de qualidade: um hábito essencial para a saúde do coração

A American Heart Association (AHA) também destaca a importância do sono de qualidade para a saúde do coração, colocando-o como oitavo item essencial no checklist do Life’s Essential 8, juntamente com parar de fumar, atividades físicas, alimentação saudável e controle de pressão arterial, colesterol e glicemia.

Para diminuir o risco de doenças cardíacas e outros problemas de saúde, recomenda-se que os adultos durmam entre 7 e 9 horas diárias de sono ininterruptas.

Hábitos saudáveis para uma boa noite de sono

Para garantir uma boa noite de sono, existem hábitos saudáveis que podem ser adotados, como manter uma rotina regular de horários, manter o quarto escuro e silencioso. evitar o uso de eletrônicos antes de dormir, manter a temperatura do quarto confortável, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cafeína próximo ao horário de dormir, praticar exercícios físicos regularmente e evitar o tabagismo.

A qualidade do sono como chave para prevenir doenças

Cuidar da qualidade do sono é essencial para melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças. Por isso, é importante respeitar as necessidades e limites individuais e, além disso, adotar hábitos saudáveis para garantir uma boa noite de sono.

Contudo, consultar um médico para prescrição de medicação para o sono pode ser uma opção, mas deve ser feito com cautela para evitar efeitos colaterais negativos.

Assim, comece a cuidar da qualidade do seu sono agora e sinta a diferença na sua saúde integral.

Referências:

Revista do sono. Ed 29 – Sociedade Brasileira do Sono. Acesso em: https://absono.com.br/wp-content/uploads/2022/06/revista_sono_ed29_online.pdf  

Sleep quality in the Brazilian general population: A cross-sectional study. Acesso em: https://reader.elsevier.com/reader/sd/pii/S2667343622000014?token=03D566AD90618590BAE9F5C309BAA1880C9D61A4D2AB59DA6588D10ED969B7B51667814F4407275EF9D84548A061AC8F&originRegion=us-east-1&originCreation=20230421182909 

Revista do sono. Ed 31 – Sociedade Brasileira do Sono. Acesso em: https://absono.com.br/wp-content/uploads/2023/02/VS-DIGITAL-abs-projeto-revista-sono-edicao31-2022.pdf 

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.