O preconceito com a saúde mental nas empresas não é novidade, mas ainda assim é um tabu.
A saúde mental dos colaboradores é tão importante quanto a saúde física, mas, mesmo em 2022 a saúde mental ainda é um tabu dentro das organizações. Entre 2020 e 2021, os transtornos mentais e do comportamento foram a segunda principal causa de afastamento do trabalho.
Ainda assim, a questão é tão banalizada que transtornos como o afetivo-bipolar ou o obsessivo-compulsivo caíram “na moda”, com um aumento considerável no número de autodiagnósticos. Vale lembrar que nenhuma doença é menos, ou pior que outra: todas precisam de tratamento. Mas, muitas vezes, as pessoas encontram barreiras para falar sobre esse assunto no ambiente de trabalho e acabam sem saber o que fazer.
O preconceito relacionado à saúde mental no trabalho ainda existe, apesar de serem percebidas mudanças positivas dentro de muitas organizações a respeito do assunto por meio de ações de prevenção, ações informativas e benefícios de saúde mental para os colaboradores.
Quando o preconceito é consigo
Mas, o que fazer quando o preconceito é do indivíduo consigo mesmo? Sabemos que, para muitos, não é fácil receber um diagnóstico e aceitá-lo de cara, o que acaba adiando o início do tratamento.
Lembramos que hoje já são muitos os tratamentos que ajudam o indivíduo a melhorar em relação à sua qualidade de vida.
Os impactos que a pessoa sente por estar com a saúde mental em risco se expressam em como ele passa a se relacionar consigo, com seus familiares, com amigos, e no trabalho. Também são observadas mudanças no sono, apetite e disposição do indivíduo.
Dê adeus ao preconceito
Procure deixar de lado o seu preconceito, tanto com o que está sentindo, quanto com outras pessoas, que podem estar fazendo tratamentos. Investir na sua saúde sempre vai fazer a diferença, e o início dessa jornada pode ser a terapia.
No Clude Saúde, pensamos em você de verdade e, quais as melhores formas de você ficar saudável. Começando pela sua alimentação, passando pela saúde mental, atividades físicas, e, até mesmo, cirurgias, levamos o assunto a sério e por isso, democratizamos o acesso à Psicologia.
No Clude você encontra sessões de terapia a um preço acessível e faz ela de quiser, online e com discrição.
Saiba mais em clude.com.br