Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama. A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Entendendo o Câncer de Mama

O câncer de mama é uma neoplasia maligna (tumor que ocorre pelo crescimento anormal do número de células) com maior incidência em mulheres, na maior parte do mundo e, portanto, é um relevante problema de saúde pública.

No Brasil, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões.

O Impacto do Diagnóstico na Vida

Receber a confirmação do diagnóstico de câncer é um fato que altera a vida das pessoas. Por ser uma doença com tratamento complexo, ocasiona várias dificuldades e enfrentamento durante o processo, podendo proporcionar consequências negativas.

Dentre eles, estão: medo do desconhecido e insegurança; mudanças nos hábitos de vida, isolamento social, as transformações nas relações, comprometimento de aspectos físicos e emocionais, deixar de realizar momentos de lazer, são fatores que acometem tanto paciente, quanto familiar/cuidador no processo de busca por cuidado do câncer.

A Importância da Empatia no Tratamento

A empatia pode fazer muita diferença nessa jornada. É fundamental que a paciente e os profissionais da saúde como psicólogos, médicos e enfermeiros conversem sobre a doença e o tratamento, esclarecendo pontos que ajudem a paciente a enfrentar com confiança a doença.

Esse acolhimento é fundamental para a prevenção e promoção da saúde, proporcionando assim apoio emocional; compreensão das necessidades individuais; redução do estigma; incentivo à busca de ajuda, promoção da conscientização, dentre outros.

Portanto, esse acolhimento tem como objetivo a construção de relações de confiança, compromisso e vínculo entre profissionais e pacientes, desenvolvendo uma rede socioafetiva, que vem ao encontro do cuidado humanizado cujo elemento central é a empatia. 

A partir da relação dialógica e escuta ativa o profissional da saúde favorece que a paciente se sinta mais segura e confiante para enfrentar o diagnóstico e superar os desafios do tratamento do câncer repercutindo na recuperação e conscientização quanto à importância do autocuidado.

O Papel do Atendimento Multiprofissional

O atendimento multiprofissional é considerado importante, uma vez que um trabalho complementa o outro, tornando-o mais efetivo e facilitando o acesso e o tratamento adequado.

Nesse sentido, cada pessoa enfrenta o câncer de mama de maneira única, com diferentes necessidades físicas, emocionais e práticas. A empatia permite que os profissionais de saúde e cuidadores compreendam essas necessidades individuais e adaptem o tratamento e o suporte de acordo. 

Referências

Viegas, Aline da Costa, et al. “Prevenção do câncer de mama: compreensão de mulheres sobre a assistência dos profissionais.” J. nurs. health (2021): 2111319994-2111319994. 

de Oliveira, Joely Maria, Juliana Benevenuto Reis, and Rondinele Amaral da Silva. “Busca por cuidado oncológico: percepção de pacientes e familiares.” (2018). 

de Souza, Michelle Freitas. “O enfermeiro e o acolhimento de pacientes no pré operatório de câncer de mama: relato de experiência The nurse and the reception of patients in the preoperative period of breast cancer: experience report.” Brazilian Journal of Health Review 4.4 (2021): 16655-16658.