A ortopedia é a especialidade médica responsável por diagnosticar e tratar doenças que atingem o sistema locomotor humano, o qual é constituído por músculos, ossos, articulações, ligamentos e nervos. O profissional habilitado para exercer essa especialidade médica é o ortopedista.

Se você está sentindo algum desconforto em alguma dessas partes do corpo, veja por que deve realizar a consulta com o ortopedista, quando procurá-lo, como é feita a consulta, dentre outros assuntos pertinentes ao tema. Boa leitura!

Por que consultar o ortopedista?

Como você verá a seguir, os problemas ortopédicos podem prejudicar o dia a dia da pessoa e até mesmo interferir na sua autonomia, comprometendo a realização de atividades domésticas, exercício da profissão, prática esportiva e outras atividades rotineiras, visto que impacta diretamente o sistema locomotor.

Quais são os principais problemas ortopédicos?

A seguir, veja quais são os problemas ortopédicos mais comuns entre a população:

Quando procurar o médico ortopedista?

É recomendado consultar o ortopedista ao apresentar os seguintes sintomas:

 

Além disso, deve-se procurar o ortopedista após sofrer algum inconveniente ou acidente que resulte em pancada ou queda, como um acidente no trânsito, por exemplo.

Vale destacar ainda que, caso você tenha sofrido algum trauma ortopédico no passado, e a região atingida volte a doer, é recomendado procurar novamente o ortopedista. O mesmo vale se você sofrer um novo trauma físico que atinja a região previamente tratada.

Como é a consulta com o médico ortopedista?

Assim como qualquer consulta, inicialmente o médico ortopedista irá preencher a ficha anamnese com informações como queixa do paciente, quando surgiram os sintomas, histórico de doenças familiares, medicamentos ministrados atualmente, atividades laborais, prática de esportes, dentre outras questões que julgar conveniente para o caso.

Posteriormente, o ortopedista pode realizar algum exame físico e, se necessário, solicitar outros exames, tais como:

 

Após analisar os exames, o profissional diagnostica exatamente o problema e pode indicar o tratamento necessário, o qual pode ser realizado por meio da ministração de medicamentos, uso de acessórios ortopédicos (colete para coluna, tornozeleira, imobilizador de pulso, etc), fisioterapia, pilates e, caso preciso, cirurgia.

Como o Clude pode ajudar você?

Se você chegou à conclusão que deve consultar o ortopedista, mas não tem plano de saúde, o Clude pode ajudar você! Ao contratar o cartão de saúde 360°, você tem acesso a descontos em consultas, exames, medicamentos e até mesmo cirurgias a partir da rede credenciada. 

Além de todas essas vantagens, você recebe atendimento gratuito 24 horas por dia por telefone; chat com enfermeiro, psicólogo, nutricionista, médico e assistente social; programa de saúde emocional, reeducação alimentar e exercícios online, acesso à inteligência artificial responsável por monitorar sua saúde a distância a partir de uma equipe médica e muito mais por apenas R$ 39,90 mensais no plano individual.

Venha conhecer a melhor alternativa ao plano de saúde já!

Deixe um comentário