logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

A importância do sono para a saúde e o peso

A privação do sono, portanto, é uma questão que merece atenção. Além disso, estudos mostram que o sono de qualidade é essencial para manter um bom metabolismo e evitar o ganho de peso. Porém, as desordens relacionadas ao sono geram desajustes no relógio biológico, que podem prejudicar a regulação hormonal.

Regulação hormonal e metabolismo

Durante o sono, ocorrem diversas regulações hormonais que ativam e controlam os mecanismos do organismo.

Hormônios como a grelina e a leptina, responsáveis pelo controle do apetite, são regulados durante a noite. A privação do sono aumenta a produção de grelina e diminui a de leptina, elevando a fome e a ingestão alimentar, favorecendo o ganho de peso.

Além disso, a falta de sono também afeta a produção do hormônio GH, que é responsável pela manutenção da massa magra e pela redução da gordura corporal.

A perda de sono pode levar à diminuição da atividade física, tornando o indivíduo mais sedentário e dificultando ainda mais a perda de peso.

Dicas para melhorar a qualidade do sono

Algumas práticas simples podem ajudar a melhorar a qualidade do sono. Evitar o consumo de bebidas estimulantes à noite, como café, energéticos e chás, é importante.

Dê preferência a bebidas calmantes, como chás de camomila, melissa e passiflora. Realizar refeições leves antes de dormir e desligar as telas de aparelhos eletrônicos também são medidas que podem auxiliar na qualidade do sono.

Praticar atividade física é uma excelente forma de melhorar a qualidade do sono, mas é importante evitar exercícios intensos à noite.

É fundamental lembrar que a qualidade do sono não é a única influência na gordura corporal e outros aspectos, como o ambiente, o nível de atividade física e a dieta, também são relevantes.

Consulte um especialista

Contudo, consultar um profissional especializado é importante para obter orientações individualizadas e alcançar resultados positivos para a saúde e a perda de peso.

Dormir bem é essencial para uma vida saudável e equilibrada, portanto, invista em hábitos que favoreçam a qualidade do sono.

Referências

Crispim, Cibele Aparecida, et al. “Relação entre sono e obesidade: uma revisão da literatura.” Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 51 (2007): 1041-1049. 

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.