A melhor maneira de se destacar no mercado hoje é dar o que as pessoas querem, e o Marketing Human to Human (H2H) propõe justamente esse tipo de abordagem, pois ele é um marketing de proximidade, de pessoas para e com pessoas.
Conheça neste post o Marketing Human to Human e saiba como criar relacionamentos duradouros com o seu cliente.
Há quem acredite que as máquinas serão o futuro e que as pessoas serão substituídas por ferramentas modernas e tecnológicas. Mas será que isso é realmente possível? Ao levantar essa hipótese, se esqueceram de um pequeno detalhe: são as pessoas que operam as máquinas e essas ferramentas só existem com a finalidade de facilitar o cotidiano dessas pessoas.
Ao longo dos últimos anos, as estratégias de marketing, sejam elas on-line ou off-line, foram voltadas para os segmentos B2B (Business to Business) e B2C (Business to Consumer). Uma das principais deficiências é que elas não humanizam o processo de compra e venda, sendo que o foco é sanar uma necessidade de negócio. Já o marketing H2H (Human to Human) leva em consideração pessoas e suas relações humanas, pensando que as empresas são constituídas de pessoas, não há como negligenciar essa estratégia. Resumindo, é o toque humano no marketing digital.
Entenda um pouco mais como o H2H pode beneficiar sua empresa e trazer estabilidade para seus relacionamentos profissionais. Mas, antes de falarmos de H2H, temos que retomar os conceitos de B2B E B2C:
B2B (Business to Business)
São as empresas que vendem produtos ou prestam serviços para outras empresas, as famosas pessoas jurídicas. Operações que demandam maior tempo frequentemente são comercializadas em grandes volumes, mas existe uma preocupação com qualidade, prazo de entrega e garantias. Os clientes costumam ser fiéis e fazer pedidos periódicos.
B2C (Business to Consumer)
São empresas que vendem produtos ou prestam serviços para o consumidor final: as pessoas físicas. Essas vendas acontecem com frequência por impulso, pela vontade de consumo imediata, mas há baixa fidelidade dos clientes e muita competição através de preço.
H2H (Human to Human)
É a abordagem do marketing que atinge todas as pessoas e na qual as relações entre empresas e clientes crescem com base na confiança a longo prazo. Esse tipo de abordagem requer uma atenção especial ao cliente. Muito mais do que atender e sanar suas necessidades é cuidar para que o relacionamento tenha um rosto, um dono, uma voz que se apropria da marca e a torna próxima o suficiente para dar ao outro confiança.
Por que o Human to Human é importante?
Humanizar os atendimentos é importante para assegurar que todas as outras estratégias de marketing, sejam digitais ou não, atinjam o melhor resultado possível. Implantar essa tática é muito mais simples do que parece porque é um humano se conectando com outro humano.
O H2H é importante para gerar engajamento dos potenciais clientes e da marca. É por meio da humanização dos negócios que a empatia encontra brechas para que a empresa consiga se aproximar o suficiente de seu comprador ideal a ponto dele se decidir por ela.
Como se comunicar na estratégia H2H?
- Seja empático: se colocar no lugar de seu cliente faz com que ele saiba que sua empresa o entende;
- Seja pessoal: ser pessoal é estar do lado de dentro;
- Seja autêntico: autenticidade diz sobre o que seu cliente precisa ouvir e não o que ele quer escutar;
- Seja inspirador: as emoções fazem parte dos seres humanos;
- Treine sua equipe para tratar os clientes de igual para igual;
- Use ferramentas que tornem o atendimento humanizado eficaz;
- Esteja preparado para encantar seu cliente;
- Não deixe de acompanhar o grau de satisfação do seu cliente.
“Escutar o que o cliente deseja é o passo mais importante”, ressalta Marcio Mantovani, CEO do Clude.
Será que o H2H pode se sobrepor às estratégias de comunicação B2B ou B2C?
O método H2H pode se sobrepor às estratégias B2B e a B2C porque seu alcance é muito maior e seu resultado tende a aparecer mais rápido. Como ele permite que haja uma proximidade maior entre as relações de negócios, as decisões podem ser tomadas com mais agilidade do que nas outras estratégias.
Quais as vantagens de adotar a estratégia Human to Human?
- Ter sua empresa diferenciada no mercado.
- Conquistar clientes devotos.
“É preciso atender bem todos os clientes, mesmo se a compra não for fechada naquele dia, todo comprador quer se sentir valorizado”, finaliza Marcio.
Portanto, as pessoas compram de pessoas e por mais que os humanos sejam complicados, sempre existirá um jeito de falar a sua língua. A missão das empresas é desbravar como, onde e de que maneira aplicar essa linguagem para aumentar ou melhorar as vendas, fortalecendo sua marca e gerando mais valor para o mercado.
Então, coloque em prática as dicas sobre o marketing Human to Human que te ensinamos e tire o maior proveito que puder dessa estratégia, que é uma tendência para este e para os próximos anos.
Trechos de: Rock Content