Na consulta com neurologista, o paciente pode ter acompanhamento de um profissional capaz de identificar e orientar o tratamento de doenças e transtornos que atingem todo o sistema nervoso e os componentes neuromusculares, ou seja, neurônios e músculos.
Entenda melhor o papel do médico neurologista e quando é preciso marcar uma consulta com esse especialista.
O que faz um especialista neurologista?
Basicamente, o médico neurologista é especialista no cuidado de todo o sistema nervoso e seus elementos. Nesse sentido, o profissional atua na prevenção, identificação de sintomas, diagnóstico e tratamento de doenças que afetam todas as regiões compreendidas pelo sistema nervoso.
Algumas das doenças e condições tratadas pela neurologia são:
- acidente vascular encefálico;
- convulsões e movimentos incontroláveis;
- distúrbios da consciência e da memória;
- distúrbios do sono;
- doença de Alzheimer;
- doenças que atingem raízes nervosas, como problemas no disco intervertebral e e síndrome do túnel do carpo;
- dor de cabeça insistente ou enxaqueca;
- dor nas costas;
- epilepsia;
- esclerose lateral amiotrófica, ou doença de Lou Gehrig;
- esclerose múltipla;
- lesão ou infecção na medula espinhal e no cérebro;
- mal de Parkinson;
- nervos comprimidos;
- neuropatia periférica;
- polineuropatia;
- rigidez ou fraqueza muscular;
- síndrome da perna inquieta;
- tumor e hemorragia cerebral;
- vertigem.
Por que é importante a consulta com neurologista?
É muito importante marcar consulta com neurologista para identificar possíveis doenças. Esse profissional pode lançar mão de testes mentais, psicológicos e, até mesmo, de memória para analisar uma possível anormalidade.
A depender do resultado, o médico pode traçar o diagnóstico ou solicitar exames adicionais. Após a realização dos exames, é possível chegar a um consenso e direcionar o melhor tratamento de acordo com as especificidades do caso.
Como é a consulta?
Se o paciente marcar consulta com neurologista para um acompanhamento de rotina, são feitas perguntas básicas sobre a rotina e o histórico do paciente, o que envolve a presença de doenças na família, informações profissionais, de alimentação, acerca do consumo de bebidas alcoólicas ou drogas etc.
Nesses casos, o médico pode pedir exames de rotina para identificar alguma possível doença em estágio inicial ou condição do paciente.
Por outro lado, se o paciente procurar o médico neurologista para falar de sintomas específicos, o especialista irá se debruçar sobre isso. Da mesma forma que, na visita de rotina, são feitas perguntas acerca da vida do paciente.
Por outro lado, são analisados sintomas e sinais descritos, além de um exame clínico prévio. Em todo caso, o médico neurologista solicitará exames laboratoriais e o que mais for preciso para identificar a causa ou doença.
Quando marcar consulta com neurologista?
Além da visita de rotina, o paciente deve marcar consulta com neurologista se apresentar os seguintes sintomas:
- alteração visual;
- convulsões;
- dificuldade na realização de movimentos;
- distúrbios de memória ou confusões;
- dor de cabeça persistente;
- dormência ou formigamento sem explicação aparente;
- fraqueza;
- problemas do sono;
- tonturas.
Onde marcar consulta com neurologista por um preço barato? Conheça o Clude
Quem busca atendimento médico com desconto pode encontrar no Clude a solução para marcar consulta com neurologista. O Clude é um programa de saúde que dá acesso a consultas com médicos especialistas a partir de R$ 35.
Além disso, com o cartão 360° do Clude o cliente pode ter até 80% de desconto em exames e até 60% de desconto na compra dos medicamentos para tratamento de possíveis doenças.
O Clude é um programa de saúde completo que ainda conta com a possibilidade de agendar horário para atendimento com nutricionistas, psicólogos, personal trainers e assistentes sociais. Também é possível receber orientações gratuitas pelo telefone ou pelo WhatsApp. Basta enviar uma mensagem para conversar com um médico ou enfermeiro.
Pelo site, você descobre todas as vantagens do Clude e ainda consegue realizar o seu cadastro, baixar o aplicativo e começar a usar. Confira.