logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Compreendendo o Estresse: Causas, Sintomas e Estratégias de Enfrentamento

“Estresse”, um termo frequentemente mencionado em diversas situações do cotidiano das pessoas, é comumente associado a fatores negativos.

No entanto, deve-se notar que é uma resposta biológica que ocorre no corpo humano, intrinsecamente relacionada à sobrevivência e não é exclusiva dos tempos modernos.

Estresse: Reação Natural e Mudanças Fisiológicas

O estresse, em uma visão abrangente, é uma resposta natural do organismo a estímulos súbitos ou ameaçadores.

Ao encarar essas situações, nosso corpo desencadeia a produção de certos hormônios, como a adrenalina e o cortisol, que nos colocam em um estado de “alerta”.

Esses hormônios induzem várias alterações em nosso organismo, como o aumento da frequência cardíaca e a aceleração da respiração, deflagrando o que chamamos de “reação de luta ou fuga”.

Classificações do Estresse: Agudo e Crônico

Diante de situações de emergência, doenças graves, acidentes traumáticos e até mesmo certos eventos do cotidiano, há possibilidade de desencadear a produção excessiva desses hormônios. Desse modo, o estresse pode ser classificado como agudo – geralmente causado por situações traumáticas, mas passageiras – ou crônico, um estado de estresse persistente no dia a dia.

Fases do Desenvolvimento do Estresse

A evolução do estresse ocorre em três etapas distintas: fase de alerta, fase de resistência e fase de exaustão.

A primeira etapa é ativada quando o indivíduo entra em contato com o agente estressor; a segunda surge quando o corpo busca retornar ao seu estado normal de equilíbrio, adaptando-se ou eliminando o problema.

Já a terceira fase é o período em que ocorrem comprometimentos físicos na forma de doenças, ou seja, o estresse alcança proporções tão grandes que se torna insustentável continuar nessa condição.

Consequências do Estresse: Sintomas e Efeitos

Os sintomas mais comuns desta condição incluem: dor de cabeça, desordens do sono, confusão mental, fadiga, alterações de memória, lentidão psicomotora, baixa da motivação, ansiedade e depressão, irritabilidade aumentada, problemas gastrointestinais, maior incidência de doenças ou diminuição da imunidade, apatia, disfunções sexuais, agressividade, perda ou ganho de peso excessivo e formigamento nas extremidades.

Adicionalmente, indivíduos que constantemente enfrentam situações estressantes possuem um risco elevado de desenvolver hipertensão e hiperlipidemia, doenças cardiovasculares, diabetes e doenças infecciosas, aumentando assim o risco de morbidade e até mesmo mortalidade.

Veja mais: Quais as doenças causadas pelo estresse?

Individualidade na Resposta ao Estresse

É crucial destacar que cada organismo interpreta e reage de maneira única frente a determinados estímulos, ou seja: os sinais e sintomas de estresse não serão sempre os mesmos.

Além disso, nem sempre as mesmas situações irão provocar níveis equivalentes de estresse em duas pessoas diferentes.

Estratégias de Enfrentamento e Prevenção do Estresse

Para lidar ou prevenir o estresse, algumas estratégias se mostram bastante efetivas. Primeiramente, as práticas regulares de exercícios físicos representam uma maneira eficaz de manter o estresse sob controle.

Paralelamente, manter uma alimentação saudável e equilibrada contribui significativamente para a manutenção de um corpo e mente saudáveis, contudo resistindo melhor aos efeitos do estresse.

Outro fator de destaque é a importância de uma boa qualidade de sono, que tem um papel crucial na regulação do humor e na capacidade de lidar com o estresse.

Além disso, a utilização de técnicas de relaxamento, como yoga, meditação, práticas de respiração profunda, entre outras, pode ajudar a diminuir a tensão física e mental, proporcionando um estado de calma e equilíbrio que é altamente benéfico.

Por último, mas não menos importante, identificar e reconhecer os chamados “fatores estressantes” possibilita a definição de abordagens mais adequadas para gerenciar essas situações.

Contudo, este reconhecimento e entendimento são ferramentas valiosas, pois contribuem para um manejo mais eficaz desta condição, possibilitando uma melhor qualidade de vida mesmo diante de situações potencialmente estressantes.

Referências Bibliográficas

ESTRESSE. In: ESTRESSE. [S. l.], 2019. Disponível em: https://www.saude.go.gov.br/biblioteca/7598-estresse. Acesso em: 11 maio 2023.

FREITAS, Ângela Maria et al. SISTEMA IMUNOLÓGICO, VULNERABILIDADE AO ESTRESSE E SUAS MANIFESTAÇÕES: REVISÃO DE LITERATURA. Revista Perspectiva: Ciência e Saúde, Revista Perspectiva: Ciência e Saúde ISSN 2566-1541, 2018.

LIMA, Flavio et al. ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DA ESCALA DE SINTOMAS DE ESTRESSE. Psicologia.pt, Psicologia.pt ISSN 1646-6977, 2018.

PSICOLOGIA, SAÚDE & DOENÇAS, 2019, 20(3), 590-603 ISSN – 2182-8407 Sociedade Portuguesa de Psicologia da Saúde – SPPS – www.sp-ps.pt DOI: http://dx.doi.org/10.15309/19psd200304

SOARES, Cleomar. O ESTRESSE E SEUS IMPACTOS NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL. Anais dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu UniEVANGÉLICA, ISSN 2596-1136 v.05 n.01, jan-jul2021, 2021.

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.