logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Descubra como controlar a hipertensão e garantir uma vida saudável

A hipertensão é uma condição resultante da manutenção dos níveis tensionais acima do considerado saudável.

Isso ocorre quando há um desequilíbrio na relação entre o débito cardíaco (calculada em litros por minuto) e a resistência vascular periférica, sua regulação depende de diversos fatores como genética, Índice de massa corporal (IMC), hábitos alimentares e atividade física.

De modo geral, é comum que os níveis pressóricos apresentem variação como resposta a estímulos externos, sentimentos, atividade física, alimentação, situações de luta ou fuga.

Diagnóstico e Tratamento

Quando a pressão se mantém acima dos níveis normais e mediante investigação ambulatorial, estabelece-se o diagnóstico de hipertensão,  que é uma condição crônica e dessa forma, irá acompanhar o indivíduo por toda a vida, apresentando fases agudas e momentos de piora ou melhora sensível.

Dessa forma podemos dizer que a hipertensão arterial não é uma condição reversível.

Entretanto, os avanços científicos e tecnológicos na área da saúde proporcionam uma série de medicações e medidas que se traduzem em tratamentos que apresentam grande eficácia na manutenção dos níveis tensionais.

Podemos dizer que um fator preponderante para o controle dos níveis tensionais em indivíduos diagnosticados com hipertensão é a adesão ao tratamento proposto.

Bem como a adoção de hábitos de vida compatíveis com a condição, sobretudo no que concerne a atividade física e alimentação saudável, além da adesão medicamentosa.

Fatores de Risco e Medidas Preventivas

Por ser uma condição de etiologia multifatorial, ou seja, determinada por uma diversidade de elementos biológicos, genéticos e até mesmo psicológicos, existem diversos fatores de risco para hipertensão como por exemplo:

Obesidade, histórico familiar, o hábito de fumar, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, estresse, consumo exagerado de sal, níveis altos de colesterol e falta de atividade física são os mais conhecidos fatores relacionados a essa condição crônica.

Através do disposto, podemos perceber que existem fatores que podemos controlar com medidas simples como evitar tais hábitos:

Fumar e consumir bebidas alcoólicas em qualquer nível.

Bem como, realizar constantemente atividades de lazer que propiciem diminuição dos níveis de estresse.

Dessa forma, adotar bons hábitos alimentares e realizar, no mínimo, 150 minutos de atividade física por semana segundo recomendação da organização mundial da saúde.

O Papel do Sal na Hipertensão

Cabe dizer também que o consumo de sal é um grande vilão, deve ser extremamente controlado e as vezes é necessário até mesmo evitar seu consumo em qualquer quantidade.

Acontece que o sal exerce uma influência direta no controle tensional devido a sua propriedade osmótica.

Quando consumido em grande quantidade aumenta o volume de líquido dentro dos vasos e dessa maneira aumenta também a tensão exercida sobre eles, elevando assim, os níveis tensionais.

Afinal, podemos dizer que a hipertensão, apesar de ser uma condição irreversível é controlável, e deve ser levada a sério pois pode trazer outros problemas de saúde.

Apesar de todo o conhecimento e tecnologia disponíveis atualmente, a hipertensão arterial ainda é uma condição que enfrenta barreiras significativas, como a adesão ao tratamento e a adoção de hábitos de vida saudáveis.

Contudo, se adotados podem promover uma vida completamente funcional ao indivíduo com hipertensão.

Referências

De normalidade, O. D. da H. A. é. B. E.-L. P. E. de N. T. P. E.-V. A. dos L., de métodos e condições apropria- dos. Portanto, Q. a. P. A.-R. é. D. P. M., & da hipertensão arterial., a. M. da P. A. é. o. E.-C. P. o. E. do D. ([s.d.]). Diagnóstico e Classificação. Gov.br. Recuperado 4 de maio de 2023, de https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/III_consenso_bras_hip_arterial.pdf

Aparecido Bortolotto, L., da Silveira, J. V., & Vilela-Martin, J. F. (2018). CRISES HIPERTENSIVAS: DEFININDO A GRAVIDADE E O TRATAMENTO. Revista da SOCESP, 28(3), 254–259. https://doi.org/10.29381/0103-8559/20182803254-9

Compartilhe nas redes sociais

Redação Clude

Redação Clude

Conteúdos feitos pensados em levar conhecimento de forma simples e dinâmica!
Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.