logo Clude Saude
Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como pequenas mudanças podem prevenir doenças e melhorar a saúde

Cada vez mais envolvidos em diversas atividades diárias, o tempo torna-se algo curto, inclusive quando tentamos direcioná-lo para ações de autocuidado em meio a todo caos cotidiano. Dentre os maus hábitos constantemente praticado, podemos citar o consumo desenfreado de fast-food, sedentarismo, tabagismo, consumo exagerado de bebidas alcoólicas, privação de sono, ansiedade, estresse etc., hábitos que a longo prazo poderão se tornar prejudiciais à saúde na tentativa de driblar a falta de tempo.  

Conforme a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) em parceria com o IBGE, a obesidade entre a população adulta no país passou de 12,2%, entre 2002 e 2003, para 26,8% em 2019, resultantes de maus hábitos de saúde. Tais indicadores demonstram a falta da autogestão da população com a própria saúde, tornando-se cada vez mais suscetível ao desenvolvimento de diversas doenças crônicas. 

Frente a tal panorama de saúde pública, a adoção de pequenas mudanças nos hábitos de vida pode trazer melhorias na saúde.

Veja abaixo alguns deles: 

  • Tenha uma alimentação saudável: Realize uma alimentação saudável, inclua em seu cardápio alimentos como frutas, vegetais, proteínas magras, laticínios com pouca gordura e grãos integrais. Evite consumir alimentos industrializados, açucarados e gorduras. 
  • Beba bastante água: Tome bastante água durante o dia.  Além de se manter hidratado a água auxilia no funcionamento de diversas funções do organismo. 
  • Faça atividades físicas regularmente: Realize atividades físicas que sejam prazerosas, faça caminhadas leves, exercite-se em casa, ande de bicicleta, vá para academia. A prática de exercícios físicos regulares ajuda no fortalecimento da musculatura, no emagrecimento a e no controle do peso. 
  • Durma bem: Manter uma boa rotina de sono auxilia na função cerebral e no equilíbrio hormonal. 
  • Evite o estresse e cuide da sua saúde mental:  Altos níveis de estresse, sintomas depressivos, ansiosos etc. podem prejudicar a saúde mental e física. Realizar atividades como meditação, técnicas de respiração, exercícios físicos, terapia, acompanhamento psiquiátrico etc., podem ajudar a reduzir o estresse crônico e a tratar os demais sintomas e doenças mentais.  
  • Evitar o uso de bebidas alcoólicas e o tabagismo: O tabagismo e o consumo contante de bebida alcoólica podem ser prejudiciais à saúde, pois tornam-se fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas ou alguns tipos de câncer (Enfisema pulmonar, câncer de pulmão, câncer de garganta, cirrose, hepatite, úlceras, hipertensão etc.). 
  • Consulte-se regularmente com o médico: Realize consultas e check-up anuais para manter a saúde em dia e a identificar precocemente problemas de saúde.  

Tais mudanças nos hábitos de vida são importantes para melhorar nossa qualidade de vida, ajudando a prevenir o aparecimento de algumas doenças ou as complicações ocasionadas por estas. As mudanças podem ser realizadas de forma gradual, adaptadas ao estilo de vida e devem ser acompanhadas também por um profissional de saúde, principalmente se houver alguma doença preexistente. 

Referências

Biblioteca Virtual em Saúde. MINISTÉRIO DA SAÚDE. 2013.Qualidade de vida em cinco passos. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/qualidade-de-vida-em-cinco-passos/ .  Acesso em: 07/10/2023. 

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional de Saúde. 2020.Um em cada quatro adultos do país estava obeso em 2019; Atenção Primária foi bem avaliada. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/29204-um-em-cada-quatro-adultos-do-pais-estava-obeso-em-2019 . Acesso em: 07/10/2023. 

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Guia de Atividade Física para a População Brasileira. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Promoção da Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2021. 54 p.: il. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_atividade_fisica_populacao_brasileira.pdf . Acesso em: 07/10/2023.

Compartilhe nas redes sociais

Rua Doutor Miguel Couto, 53
2º e 11º andares
São Paulo, SP

Somos o Clude Saúde

A solução ideal que entrega acesso a saúde de forma integrada, preventiva e acessível para seus colaboradores enquanto você ainda não oferece um plano de saúde.

Hub de inovação

O Clude Saúde é a plataforma mais completa de saúde do Brasil. Não é um plano de saúde.

© Clude Saúde – Todos os direitos reservados.