O segredo da saúde e da felicidade

A alimentação possui uma grande influência na saúde mental e emocional, sendo cada vez mais estudada, especialmente pelo fato de que a dieta pode participar de processos neuroquímicos do cérebro. Mas afinal, qual o segredo da saúde e da felicidade?

Dopamina: Neurotransmissor Essencial no Sistema Nervoso Central

A dopamina é um neurotransmissor essencial para o funcionamento adequado do sistema nervoso central, desempenhando um papel importante para funções cognitivas e comportamentais. Em muitos casos a qualidade da dieta pode interferir de forma positiva ou negativa na produção de dopamina. 

Este neurotransmissor participa da regulação das sensações de prazer e do sistema de recompensa, inclusive, o sistema de recompensa é ativado quando ocorre a liberação da dopamina. A liberação da dopamina pode estar associada a atividades relacionadas a alimentação variando até a prática de exercícios físicos.  

Pesquisas vem demonstrando que alimentos específicos podem impactar na produção de dopamina, como por exemplo, alimentos que são ricos no aminoácido tirosina podem promover o aumento da síntese deste neurotransmissor.
Alimentos fontes de tirosina: banana, abacate, chocolate amargo, ovos, queijos e peixes.

Carboidratos e Produção de Dopamina: Conexão com o Sistema de Recompensa

Entretanto, o consumo de carboidratos também pode gerar elevação do nível de produção de dopamina, mas está associado ao sistema de recompensa. O consumo de carboidratos simples de forma isolada gera um aumento de glicose, acarretando um aumento de insula de forma rápida, aumentando a produção de dopamina e promovendo uma sensação de prazer, porém ocorre uma queda brusca, devido a velocidade de absorção. 

E esse ciclo ocorrendo repetidas vezes pode ativar o sistema de recompensa e prazer. Como resultado, o indivíduo sente a necessidade de consumir estes alimentos que promoveram essa sensação momentânea de prazer.

Esse ciclo pode se assemelhar ao comportamento associado ao vício e acarretar ao excesso de peso caso aconteça a longo prazo.

Produção Saudável de Dopamina Através de uma Dieta Equilibrada para Bem-estar Emocional e Mental

Por outro lado, uma dieta equilibrada e rica em nutrientes essenciais, como proteínas, gorduras saudáveis, fibras e carboidratos complexos, pode contribuir para uma liberação mais estável de dopamina. Essa estabilidade pode estar relacionada a um humor mais equilibrado, melhor aplicação e redução do risco de comportamentos alimentares compulsivos. 

Baixos níveis de dopamina têm sido associados a distúrbios, como depressão e ansiedade, por outro lado, níveis excessivos de dopamina estão relacionados a condições como esquizofrenia e transtorno bipolar. 

Portanto, optar por uma dieta balanceada, que inclua uma variedade de nutrientes essenciais, pode influenciar especificamente o sistema de recompensa cerebral e promover um bem-estar emocional mais estável.

Pesquisas sobre Dopamina, Comportamento Alimentar e Saúde Mental

Portanto, busque por profissionais capacitados para obter orientações sobre a relação entre alimentação e dopamina. Assim, ao priorizar uma dieta equilibrada e variada, que promova a produção e regulação saudável da dopamina, você dará um passo significativo para melhorar o bem-estar emocional e mental

Referências

Volkow, ND, Wang, GJ e Baler, RD (2011). Recompensa, dopamina e controle da ingestão alimentar: implicações para a obesidade. Tendências nas ciências cognitivas, 15(1), 37-46. 

Wurtman, RJ e Wurtman, JJ (1995). Serotonina cerebral, desejo por carboidratos, obesidade e depressão. Pesquisa sobre obesidade, 3(S4), 477S-480S. 

Colantuoni, C., Schwenker, J., McCarthy, J., Rada, P., Ladenheim, B., Cadete, JL, & Schwartz, GJ (2001). A ingestão excessiva de açúcar altera a ligação aos receptores de dopamina e opioides mu no cérebro. Neurorreport, 12(16), 3549-3552. 

Compartilhe nas redes sociais

Clude Saúde

CNPJ: 32.922.514/0001-90

Rua Doutor Miguel Couto, 53 -São Paulo, SP.

Sobre nós

Não somos um plano de saúde.

Inscrição conselho regional de medicina de São Paulo: 1011210 

CRT nº 65273/65236/147516 Coren-SP

Inscrição no Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP – 06): 15941/J

Inscrição no Conselho Regional de Nutrição de São Paulo (CRN-3): 19596

Inscrição no Conselho Regional de Educação Física de São Paulo: 020931-PJ/SP

Responsáveis técnicos

Diretor Técnico-Médico: Vito Ribeiro Venturieri (CRM-SP 202075 E RQE: 95004)

Enfermeira Responsável Técnica: Beatriz Maia Prado (Coren-SP 706310)

Nutricionista Responsável Técnica: Mirelle Marques (CRN-3 52460)

Psicóloga Responsável Técnica: Paula Teixeira (CRP- 06/ 148720)

Responsável Técnico: Michel Alves de Campos (CREF 24300-G/SP)